Connect with us

Meios de Pagamento

Você já ouviu falar em ACH? Descubra agora o que é!

Published

on

Um modelo americano de pagamentos está crescendo bastante. Essa rede eletrônica de transações financeiras é semelhante ao débito em conta bancária brasileiro.

ACH ou ainda Automated Clearing House, trabalha com grande número de transações, oferecendo segurança para quem o utiliza. Além disso, esse sistema garante a compensação sem dores de cabeça e problemas, facilitando as empresas a efetuarem os pagamentos.

Quer entender mais como funciona? Confira abaixo:

ACH – como funciona?

Quando uma transferência bancária ou pagamento é feito, ele passa por algum sistema que faz a transação ocorrer, ou seja, faz com que o dinheiro saia de uma conta e acabe em outra. O sistema de pagamentos ACH faz esse tipo de serviço.

Dessa forma, o sistema ACH permite que as transações eletrônicas sejam realizadas de forma eficiente, seja folha de pagamento normal, de fornecedores, pagamento de consumidores sobre seguros, empréstimos, hipotecas, pagamentos diretos e muitos outros tipos de pagamento.

Todos os dias, todos os Bancos fazem transferências – seja qual for o motivo do pagamento – para outras contas de vários outros Bancos. Para controlar e administrar toda essa transação, é preciso contar com um sistema eficiente que administre a conta de saída e de chegada do dinheiro: o ACH, que cuida do “dinheiro virtual” que compensa de uma conta para a outra.

O ACH é um sistema de compensação central que funciona nos Estados Unidos operando em dois mecanismos: os bancos da Reserva Federal e The Clearing House. Basicamente, ele faz a compensação do valor: o cliente que paga é o originador e o cliente que recebe é o receptor. É possível ainda usar o ACH online tanto para pagamentos além também de débito e crédito. Essa forma de pagamento facilita a compensação e a troca de transações interbancárias, trabalhando de forma eficiente, segura e rápida.

Inclusive, esse sistema processou 60% das transações interbancárias, deixando os outros 40% para EPN – Pagamentos Rede Eletrônica, que necessita dos Bancos da Reserva para efetuarem suas transações.

O sistema ACH pode ser utilizado por empresas e até mesmo órgãos governamentais, facilitando o pagamento B2B – Business-to-business de forma recorrente, ou seja, de negócio para negócio, além dos pagamentos já citados: em folha, consumo direto como hipotecas e empréstimos, até mesmo pagamentos de impostos locais e doações.

Basicamente, para que o sistema funcione, ele processa a transação utilizando a conta bancária do cliente e as informações referentes ao receptor do pagamento.

ACH e os tipos de pagamentos

Para entender melhor, é preciso saber que existem diversos tipos de pagamento pelo sistema ACH, como:

  • PPD: débito realizado por conta pessoal, que pode ter entrado no meio da transação ou por pagamentos recorrentes;
  • WEB: débito iniciado no website pelo cliente;
  • CCD: contas de negócios de débito, que podem ter entrando no meio da transação ou ainda por sistema de pagamentos recorrentes;
  • POP: esse tipo de pagamento é feito na caixa registradora, onde é feita a conversão em cheques ACH;
  • TEL: as informações para pagamento são fornecidas por telefone;
  • ARC: os cheques recebidos ou enviados por dropbox também são convertidos pelo sistema ACH;
  • RCK: esse tipo de pagamento executa os cheques devolvidos ou retornados na tentativa de receber o pagamento.

Os tipos de pagamentos oferecidos pelo sistema ACH facilitam o recebimento – e a compra – de clientes que não possuem cartões de crédito ou de débito. A forma como os pagamentos são liberados – débito – é semelhante ao que acontece com o débito em conta bancária brasileira, a diferença são as inúmeras possibilidades de pagamentos que o ACH oferece.

Por aqui os bancos brasileiros estão numa cruzada para fechar convênios de grandes empresas.

O ponto de encontro das fintechs e revolução financeira no país.