Connect with us

Meios de Pagamento

Empresas de cartão de crédito estão removendo os requisitos de assinatura

Published

on

A partir de hoje, três grandes empresas de cartão de crédito dos EUA – Mastercard, American Express e Discover – estão removendo a exigência de uma assinatura de cliente ao fazer compras na loja. O Verge confirmou que a Visa vai apresentar a mesma alteração no final deste mês.

[emaillocker]

Sistema cada vez mais arcaico, as assinaturas vêm sendo eliminadas há anos, principalmente graças ao chip EMV e à tecnologia de pagamento sem contato. Hoje no Brasil é cada vez mais raro esta modalidade e por incrível que pareça, estamos na frente de países, como Estados unidos. A Mastercard diz que mais de 80% das transações que a empresa processa não precisam de uma assinatura.

Alguns grandes varejistas, incluindo o Walmart, já pararam de registrar assinaturas na maioria das transações. Mas as empresas de cartão de crédito estão apenas tornando-as opcionais – caberá aos próprios varejistas se desejam continuar usando o sistema.

A remoção da necessidade de assinaturas deve acelerar as linhas de check-out nas lojas, incentivar os comerciantes a migrar para o EMV e substituir a verificação de assinatura por uma tecnologia mais avançada e segura.

“Esta é uma boa jogada tanto para os consumidores quanto para os comerciantes, pois isso acelerará a experiência de compra na loja”. Jack Jania, vice-presidente sênior de alianças estratégicas da Gemalto.

A mudança também eliminará a necessidade ocasional de uma assinatura ao comprar itens acima de US $ 50 usando o Apple Pay.

“O cenário de pagamentos evoluiu a ponto de agora podermos eliminar esse problema para os nossos comerciantes”, disse Jaromir Divilek, vice-presidente executivo de negócios de rede global da American Express.

“Nossas capacidades de fraude avançaram para que as assinaturas não sejam mais necessárias para combater a fraude.”

A American Express está removendo a exigência de assinatura nos EUA e em outros países ao redor do mundo, enquanto a alteração da Mastercard afeta apenas os Estados Unidos e o Canadá. Os usuários do Discover não precisarão assinar seus nomes nos EUA, Canadá, México e Caribe, e a Visa está tornando-o opcional na América do Norte.

As assinaturas ainda são usadas principalmente nos EUA. A maioria dos outros países, como o Reino Unido e Brasil, mudou para a autenticação de chip e PIN anos atrás.

[/emaillocker]

Product Manager da Serasa Experian. Sou designer apaixonado por marketing, mordido pela publicidade e produtos digitais, metódico, realista, dedicado e pra sempre aprendiz.