Connect with us

Meios de Pagamento

Identificação digital é oportunidade para Mobile Payment

Published

on

Quando se fala em autenticação, você logo faz analogia com sistemas capazes de entender e gerar dados. E quando o assunto remete a identificação digital, a coisa fica ainda mais interessante, já que envolve formas diferenciadas, novas e modernas de reconhecer um consumidor, isso também lembra essa questão da autenticação!

Imagine, portanto, poder comprar e/ou vender através de tokens, criptografias, credenciais digitais e impressões digitais. A identificação digital já é algo real e disponível para mobileTer uma identificação instantânea, facilita e muito as coisas.

A realidade virtual vem quebrando barreiras e criando oportunidades de acessos que antes, nem eram imaginados!

Antigamente só se comprava caso o cliente fosse até a farmácia ou ao supermercado, antes só se comia se fosse até ao restaurante, agora, com as novas tecnologias e facilidades modernas, as pessoas compram e vendem pela internet e recebem o item em casa, com a maior facilidade do mundo. Quanta comodidade e praticidade isso nos traz?

Mas onde está o problema e a oportunidade?

O mundo online também tem suas deficiência e problemas, e apesar de haver muitas empresas honestas e seguras, há também sistemas que roubam dados e nos deixam vulneráveis. Apesar de todos os processos digitais estarem indo rápidos demais, e trazendo grandes vantagens à população, como qualquer outra gadget, esse tipo de sistema também tem seus prejuízos, principalmente quando a imagem de uma identificação pode ser fraudada por bandidos e mal-intencionados!

No entanto, sistemas de proteção também são criados pelas empresas, para resguardar o usuário, no momento de registrar uma identificação digital. Assim, em vez de ter que digitar campo por campo, para preencher os dados, a câmera poderá ser utilizada para informar quem é àquele cliente e suas demais informações.

Photo Verify para pagamento

A foto identificação tem sido utilizada justamente para facilitar esses processos entre empresas e clientes. Tudo é realizado dentro de um contexto fácil de usar. A tecnologia “Photo Verify” é uma dessas novidades que compõe um mecanismo digital, onde tudo acontece dentro do SDK do aplicativo, a imagem da pessoa é então captada e seu sistema sensível, intercepta os dados e o transmite para a transação. A empresa MitekSystems já domina essa tecnologia e está fazendo com dinheiro com a tecnologia.

Assista ao vídeo Mobile Photo Payments e entenda.

Dessa forma fica simples digitalizar licenças, passaportes e até carteira de motorista, de forma segura e a partir da câmera do celular. Nos EUA, o Photo Verify tem sido utilizado por mais de 4 mil bancos. E o sistema ainda tem sido desenvolvido para que outros recursos estejam disponíveis aos clientes, como é o caso de capturar e identificar cheques e documentos físicos. Facilitando assim, ainda mais a relação entre banco e cliente. O Photo Verify possui a capacidade única para detectar a presença da referida característica e extrair dados encriptados a partir dele. Nesse caso, o sistema de segurança é muito aprimorado.

antifraude

Identificar fraudes é um desafio. (Infográfico Mitek)

O processo de verificação de compras on-line tem se expandido muito, e por isso a demanda é forte para a área de identificação digital, sendo assim, uma excelente oportunidade para os empresários do ramo explorarem melhor as oportunidades e sistemas que já estão disponíveis no mercado. Ainda que a maioria venha do exterior, esse é um ótimo investimento. Esse tipo de tecnologia com certeza agrega valor ao mercado mobile, que constantemente tem recebido alta demanda de interessados em compras e digitalizações online. A Mitek, grande entusiasta dessa tecnologia, compara inclusive a vulnerabilidade entre sistemas tradicionais de verificação versus o Photo Verify, como ilustrado acima.

E apesar de muitas pessoas ainda não entenderem bem como funciona os documentos digitais, eles servem como uma carteira para uma identidade virtual. Identificando assim, empresas ou pessoas, sendo uma ferramenta extraordinária que acompanha a modernidade e tecnologia! Através desse tipo de identificação digital o indivíduo poderá obter maiores vantagens, como: eliminação de processos burocráticos, facilidade e rapidez de acesso, e a depender do sistema, uma certificação e transação segura!

Essa é uma das grandes oportunidades para o mobile payment, que ainda não se concretizou.

O ponto de encontro das fintechs e revolução financeira no país.