Connect with us
fintech alipay fintech alipay

Seguros

Ant Financial quer mudar a saúde da China com uma fintech

Published

on

A gigante Ant Financial, do Grupo Alibaba e do super empreendedor Jack Ma, quer revolucionar o sistema de saúde da China, com uma fintech. Com uma fintech de consórcio.

Dona do Alipay, maior meio de pagamento em número de usuários do mundo, a Ant Financial está pilotando um projeto, ultra profissional, que já atinge 50 milhões de pessoas na China.

Xiang Hu Bao, um plano diferente

O nome da empreitada é Xiang Hu Bao (“proteção de todos”, traduzido). O negócio funciona como um consórcio, onde tratamentos graves e internações são custeados pelos usuários do plano, com uma pequena contribuição para cobrir as despesas. O Xiang, é similar a um plano de saúde usual, do ponto de vista prático.

O modelo de negócio está colhendo sinais positivos nessa primeira etapa, já que mais de 50 milhões de chineses são usuários. Pessoas de até 59 anos de idade (com aprovação de perfil) podem aderir a esse plano de saúde inovador. A adesão é gratuita. Quando ocorrem pagamentos de sinistros e casos de indenização, os próprios usuários (milhares deles) decidem se será pago o valor solicitado, através de um fórum online digital.

fintech de saúde do alibaba

Foto: Xiang Hu Bao

Tá, mas onde está o ganho da fintech nisso? A cada contribuição, através do sistema do consórcio, a Ant Financial fica com 8% do valor processado. Como são milhões de pessoas usando o plano, as contribuições estão girando em torno de U$0,15 por usuário. Muito acessível em termos de valor.

O crescimento expressivo da Xiang, se deve a grande base de usuários do Alipay, que vem recebendo pushs nos apps do grupo, para que chineses testem a novidade. Outro dado interessante é que 31% dos usuários do consórcio são de áreas rurais.

50 milhões de usuários, que teste bem feito!

Participe do Innovation Pay 2019

innovation pay

 

O ponto de encontro das fintechs e revolução financeira no país.