Connect with us

Meios de Pagamento

Metade da população do mundo ainda não usa uma conta bancária

Leandro De Andrade

Published

on

Pesquisa do Banco Mundial mostra que em alguns países, como México e Nigéria, o número de correntistas ativos chegou a cair em relação a última edição.

Relatório divulgado pelo Banco Mundial nesta quinta-feira (7) aponta que o percentual da população mundial que movimenta uma conta bancária formal (53%) está praticamente estagnado, na contramão do intenso avanço tecnológico do setor financeiro em criptomoedas e em pagamentos móveis. Nem colocaram nessa pesquisa, a necessidade e desafio de se ter uma conta digital empresas.

Realizada a cada três anos, a pesquisa mostra também que o número de pessoas com carteira formal no banco subiu de 61% em 2014 para 67% em 2017. O aumento recente, contudo, engloba também contas inativas. Ou seja, que não são movimentadas por usuários.

Neste sentido, a instituição financeira internacional destaca que a participação de contas ativas nos bancos cresceu de 52% para 53%. Em países de renda baixa e média, a situação é ainda pior. Na maior parte deles, menos da metade da população possui contas com movimentação.

Embora o setor tenha registrado ganhos substanciais de 2014 a 2017, a proporção de adultos bancarizados ativos avançou de 44,4% para 45,54% nos países mais pobres.

Há, inclusive, países em que o número de contas bancárias caiu – estejam elas ativas ou inativas. Nigéria e México estão entre os países com queda mais significativa, de 44,4% para 39,7% e de 39,1% para 36,9%, respectivamente.

A pesquisa foi realizada pelo Banco Mundial com 150 mil correntistas de todo o mundo.

Fonte: Época Negócios

Product Manager da Serasa Experian. Sou designer apaixonado por marketing, mordido pela publicidade e produtos digitais, metódico, realista, dedicado e pra sempre aprendiz.