Connect with us

Meios de Pagamento

Getnet, do Santander, lança portabilidade de máquinas de cartão

Published

on

O Santander abriu um novo capítulo na “guerra das maquininhas” ao lançar nesta quinta-feira a portabilidade dos terminais voltados a microempreendedores. O lojista poderá testar se o aparelho que já tem é compatível e, se for, baixará um aplicativo que irá pareá-lo ao celular e conectá-lo ao sistema da Getnet.

As condições de prazo e taxa serão as mesmas já oferecidas aos clientes da Getnet, afirmou Pedro Coutinho, presidente da credenciadora. A empresa oferece taxa de 2% ao mês nas operações de crédito e débito e pagamento ao lojista em dois dias. “Não estamos aqui para vender máquina. Estamos para oferecer solução”, disse.

A expectativa é alcançar, até o fim de 2020, cerca de 10% do mercado de pequenos empreendedores que usam as chamadas maquininhas “mobile”, um segmento estimado entre 3 milhões e 4 milhões de clientes.

Segundo Coutinho, não haverá impedimento para que os clientes continuem usando os serviços de outras credenciadoras. “Com uma máquina só, vai poder ser cliente da Getnet e das outras empresas”, disse. Coutinho acrescentou ainda que as máquinas da Getnet também estão disponíveis para ser usadas pelos concorrentes.

A Getnet lançou há cerca de um mês uma maquininha pareável, que hoje tem 40 mil unidades no mercado. O segmento foi iniciado pela Minizinha, da PagSeguro, e tem como alvo microempreendedores.

Os usuários das maquininhas não precisarão ter domicílio bancário no Santander, afirmou o diretor-executivo de pessoa física do banco, José Roberto Machado. No entanto, a instituição irá oferecer produtos para atrair esses clientes, como microcrédito, contas pessoa física e jurídica com tarifa única e outros.

“A gente tem certeza de que muitos clientes que tinham certas amarras, porque comprou e pagou uma maquininha, e com a ideia da portabilidade podem para onde as taxas são melhores”, disse Machado.

A Getnet lançou também um aplicativo que permite aos pequenos lojistas monitorar vendas da concorrência num raio de 10 km e também monitorar o perfil dos clientes.

Aumento na participação de mercado

A Getnet planeja chegar a 14% de participação de mercado até o fim do ano que vem, depois de ter perdido market share no segundo trimestre, mas não irá sacrificar rentabilidade para isso. “Se tiver disputa entre market share e rentabilidade, fico com a rentabilidade”, disse Coutinho.

De acordo com o executivo, a credenciadora perdeu participação no segundo trimestre porque optou por não disputar operações que não eram rentáveis. A fatia da Getnet caiu de 12% para 11,5% no período, considerando o volume de transações capturadas.

Coutinho afirmou que a estratégia para avançar no mercado inclui serviços voltados a médios e grandes lojistas, como soluções para e-commerce.

A Getnet também planeja crescer no segmento de pessoas físicas e microempreendedores com ofertas como a lançada hoje, de portabilidade da maquininha. Mas esse grupo movimenta valores pequenos, de R$ 1,5 mil a R$ 2 mil por mês, pouco expressivos para fazer diferença relevante no market share.

Fonte: Valor Econômico

Product Manager da Serasa Experian. Sou designer apaixonado por marketing, mordido pela publicidade e produtos digitais, metódico, realista, dedicado e pra sempre aprendiz.