Connect with us

Meios de Pagamento

Samsung Pay no Brasil. O que esperar?

Published

on

samsung pay

A espera acabou, é verdade: a Samsung (e o app de pagamento) desembarcaram forte no Brasil (e em tempo) para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, conforme anunciado.

Como funciona o Samsung Pay, na prática?

Para ter acesso, é preciso ter um aparelho com tecnologia NFC (Near Field Communication) e MST (Magnetic Secure Transmission) da empresa – no caso, estão entre os celulares compatíveis com o Samsung Pay os modelos Galaxy S7, S7 Edge, A5, A7, Note 5, S6 Edge+, S6 e S6 Edge.

O dono do celular deve tirar uma foto do cartão de crédito e fazer um cadastro com a Samsung Pay antes de fazer qualquer coisa. Mas, assim que a conta de usuário é validade, tudo fica fácil: basta ir até qualquer loja credenciada, escolher no aplicativo o cartão que vai usar, e fazer o pagamento aproximando o celular da máquina de cartão do vendedor (a qual também precisa aceitar pagamentos via NFC).

A venda é confirmada por meio de senha ou impressão digital no celular do próprio cliente.

Não basta ter o celular certo para usar o Samsung Pay

No entanto, muita gente questionou quando percebeu que, apesar de ter o celular certo, não poderia usar o Samsung Pay.

Para que o serviço funcione, é preciso que o cartão de crédito tenha sido emitido por uma instituição financeira que tenha fechado e aprovado acordo com a Samsung em primeiro lugar. E, mesmo assim, o banco pode escolher para qual segmento de cliente irá liberar a novidade, deixando algumas pessoas a ver navios.

O Santander, por exemplo, já autorizou o Samsung Pay entre as funcionalidades extras para cartões de bandeira Visa ou MasterCard. Porém apenas seus clientes Platinum, Unllimited e Unique podem ter acesso a ele. Já o Banco do Brasil liberou o uso somente para portadores de cartão de crédito Visa, e a Caixa apenas para quem tem MasterCard.

Além destes três bancos, a Brasil Pré-Pagos e a Porto Seguro são as únicas instituições financeiras já em pleno uso do Samsung Pay. No caso, a primeira está aceitando a adesão de clientes do segmento Brasil Você Internacional, e a segunda, dos que contam com cartões emitidos pela Visa.

Assim, clientes de grandes bancos, como o Bradesco e Itaú Unibanco, ficaram de fora  – pelo menos até o momento, pois a Samsung já anunciou estar em negociações com essas instituições.

Sistema tem segurança tripla

Para garantir a segurança dessa modalidade de pagamento, a Samsung Pay desenvolveu um modelo com três níveis de segurança: impressão digital, tokenização, e o Samsung Knox. O primeiro é exclusivo de quem tem um smartphone que permite a validação via impressão digital – do contrário, esta fase será concluída via senha.

A tokenização faz com que um código seja gerado a cada compra. Já o Samsung Knox cria um ambiente virtual constantemente monitorado e atualizado para evitar a invasão de hackers.

Samsung no Innovation Pay!

A Samsung Pay vai estar no Innovation Pay. Clique na foto para garantir seu ingresso!

Mais informações: innovationpay.com.br

Luciana é uma jornalista radicada em Dublin na Irlanda. Redatora, já foi Relações Públicas do Estado da Bahia. É uma das melhores jornalistas de finanças do país.