Connect with us
empresas mais éticas empresas mais éticas

Bancos Digitais

Das empresas financeiras mais éticas do Brasil, as 5 primeiras são fintechs!

Published

on

Uma pesquisa elaborada pela Virtuous Company, consultoria de governança corporativa e gestão organizacional, revelou que das empresas mais éticas, dentro do setor financeiro no Brasil, as 5 mais bem avaliadas pelos colaboradores, são fintechs!

As 5 empresas mais bem avaliadas no estudo são:

  1. Vindi
  2. Koin
  3. Creditas
  4. Foxbit
  5. Nubank

Logo em seguida, completando a lista das 10 empresas mais bem posicionadas num ambiente corporativo ético, estão foram Metlife, DmCard, C6, JLTGroup e Pagar.me.

Nas avaliações e no relatório do estudo, essas empresas ficaram na frente nomes como Mastercard, Paypal, B3, Itau entre outras empresas mais tradicionais do setor.

111 empresas aparecem no ranking.

Empresas mais éticas do mercado financeiro

Metodologia

O indicador de Cultura Ética da Virtuous é baseado num modelo conceitual do Ethical Systems® e é composto por dez dimensões. Os cinco itens preliminares (qualificadores) são: 

  • Confiança Organizacional: item que avalia o ambiente organizacional do ponto de vista de confiança, segurança e exalta como as pessoas estão se sentindo confortáveis em trabalhar em uma instituição confiável e que também mostra confiança nas pessoas;
  • Liderança ética: item que avalia a justiça, que ilustra a preocupação com as pessoas e que garante a integridade das pessoas e times;
  • Orientação para o bem comum: esse ponto avalia que a empresa não tem uma cultura egoísta e que dá liberdade para os colaboradores, tratando-os como membros importantes e transformadores da empresa;
  • Empatia: essa característica analisou como os colaboradores adotam a postura de se colocar no lugar dos outros. As mais bem avaliadas, ilustraram importância grande nesse item. As mal avaliadas, vice-versa;
  • Liberdade para falar: “as pessoas têm voz”. Eles se manifestam, podem falar sem medo, perguntam, questionam e contribuem para decisões. Também corrigem comportamentos antiéticos. Tem segurança psicológica para trabalhar.

Os outros 5 pilares são itens desqualificadores, onde os comportamento antiéticos são os principais pontos para classificar as empresas no ranking.

A consultoria compilou 376.765 avaliações de empregados de 1871 empresas, feitas de 2015 a 2019 na plataforma Glassdoor e levou em consideração o que os colaboradores dessas empresas pensam sobre ambiente corporativo.

O estudo foi capitaneado pela Virtuous Company, uma boutique focada na cultura organizacional, e foi liderado por dois Ph.Ds, sócios da consultoria: Angela Donaggio e Alexandre Di Miceli da Silveira. Ambos os sócios, são professores acadêmicos também.

O Ranking Virtuous Company de Cultura Ética® 2020 pode ser acessado por completo nesse link.

O ponto de encontro das fintechs e revolução financeira no país.