Connect with us

Meios de Pagamento

Financiamento global de fintech atinge recorde de US$ 5,4 bilhões no primeiro trimestre

Leandro De Andrade

Published

on

As empresas “fintech” apoiadas por VC registraram um recorde de US $ 5,4 bilhões no primeiro trimestre de 2018, impulsionadas por uma dúzia de mega-rodadas de pelo menos US $ 100 milhões, de acordo com os últimos dados da CB Insights.

O trimestre registrou um recorde de 323 negócios, 157 dos quais na América do Norte, trazendo US $ 2,17 bilhões, ligeiramente abaixo do quarto trimestre de 2017. Os negócios de fintech da Europa caíram para uma baixa de cinco trimestres, mas o financiamento atingiu uma alta de cinco trimestres. investimentos para as startups de banco digital N26 e Atom Bank.

O financiamento de fintech na Ásia registrou o maior pico trimestral – para US $ 2,02 bilhões. Enquanto isso, empresas de fintech apoiadas por capital de risco na América do Sul arrecadaram US $ 271 milhões, já superando o total anual de financiamento de 2017, em grande parte graças a um acordo de US $ 150 milhões para o unicórnio brasileiro Nubank.

As empresas de fintech em estágio inicial responderam por 55% dos acordos – Existem agora 26 unicórnios fintech, no valor total de US $ 77,6 bilhões.

Os bancos continuam fazendo investimentos em tecnologia financeira, mas nos últimos cinco trimestres os principais players dos EUA, incluindo o Goldman Sachs Citigroup e o JPMorgan, desaceleraram sua atividade. Os bancos europeus estavam mais ativos, com o Santander fazendo sozinho três novos investimentos de portfólio no primeiro trimestre.

Product Manager da Serasa Experian. Sou designer apaixonado por marketing, mordido pela publicidade e produtos digitais, metódico, realista, dedicado e pra sempre aprendiz.