Connect with us
idwall idwall

Risco & Fraude

IDwall e a cara dos novos negócios financeiros no país.

Published

on

Com pouco mais de 2 anos, a IDwall vem fazendo um “estrago” (no bom sentido) no mercado de fintechs e bancos digitais no país.

Primeiro, porque a maioria das novas fintechs (especialmente bancos digitais) vêm promovendo uma grande transformação no mercado brasileiro: em termos de produto, experiência do cliente e distribuição. A maioria delas já tem essa cabeça digital e foge de processos manuais de onboarding de clientes e prevenção a riscos. O que faz da IDwall uma solução perfeita.

E segundo, porque as instituições tradicionais estão claramente se protegendo dessa inovação, criando negócios digitais dentro de casa e seguindo os exemplos da fintechs, em fazer negócios de formas diferentes. Naturalmente, bancos e empresas tradicionais vêm seguindo o processo de evolução digital das fintechs. E quem ganha é o cliente/usuário.

Banco Original, Sicredi, Guiabolso, Méliuz, Vindi, Bitcointrade e alguns dos maiores cases de serviços digitais no país, confiaram o processo de KYC (know your customer), de prevenção à lavagem de dinheiro (AML), validação de documentos e checagem de histórico (background check) à essa empresa, que ainda não completou 3 anos de vida.

Por que será?

Do tradicional à ciência de dados

Mercado até então liderado por soluções de bureaus como Serasa Experian e a Crivo Sistemas (adquirida pela TransUnion), a checagem de dados (background check) parece ter outro tipo de necessidade de solução, segundo o próprio movimento fomentado pelas fintechs. Agora é hora da inteligência artificial e da ciência de dados, coisa que a IDwall domina como ninguém. O escritório da empresa, localizado na Rua Haddock Lobo (São Paulo), com 60 pessoas, reúne alguns dos maiores especialistas em dados do país. Data scientists, PhD´s, hackers e um time forte de tecnologia, estão construindo uma empresa para gringo nenhum botar defeito.

Que bom!

idwall

Fundadores da IDwall (Lincoln Ando e Raphael Mello), jovens cabeças em busca da revolução digital de novos bancos. (Foto: IDwall)

O que fortalece essa afirmação de um time de alta classe, é que o Google e os principais fundos de investimentos brasileiros (e internacionais) tem os olhos em cima dessa startup, que não pára de crescer. O Campus, espaço do Google em São Paulo que promove a inovação, foi a primeira casa da IDwall. Agora, a gigante vai levar eles para o programa Google Developers Launchpad, num processo de aceleração global focado em grandes inovações.

Parte desse interesse do mercado, veio também através dos fundos Monashees500 Sartups e Canary, que investiram uma boa grana na fase inicial da empresa e que atuam de forma consultiva nessa empresa jovem, de jovens empreendedores. E não somente os fundos que suportam esse desafio. Gente de peso como Mario Mello (ex-CEO Paypal Brasil), Dorival Dourado (ex-Diretor Serasa e ex-CEO Boa Vista/SPC) e um time de investidores de peso, formam um grupo forte e heterogêneo que fez a empresa atingir os primeiros milhões de faturamento em pouco tempo.

O benchmarking internacional também valida a tese no país. As empresas americanas Checkr, Jumio, BlockScore e a canadense Trullio levantaram juntas, mais de U$200 milhões de fundos de investimentos nos últimos 3 anos. Sinal positivo para o Brasil, que ainda processa muitas verificações manuais e com um mercado gigantesco, tanto em prevenção a fraudes como para eficiência no trabalho humano.

A IDwall é uma das selecionadas para o programa Google Developers Launchpad. (Foto: IDwall)

De fintechs a marketplaces

De quebra, os marketplaces (grande realidade do novo varejo) também descobriram a startup. Casos como 99 (táxi), Rappi e Loggi (entregas), Movida (aluguel de carros), usam as soluções da IDwall para a checagem de risco e validação de dados de novos motoristas e prestadores de serviços dos aplicativos. Tudo em tempo real. Assim como as exchanges de criptomoedas, que têm um grande desafio cadastral e delegam para a IDwall, a inteligência na hora de prever riscos e fraudes.

E não pára por aí, a Cyrella, incorporadora com mais de 55 anos de vida, também confia nessa startup. Esse é inclusive, ums dos principais sinais que o encontro do tradicional com o novo, está de fato acontecendo.

Em pouco tempo, o mercado abriu um espaço grande para o surgimento de cases como a IDwall, que identificou um grande problema (fraude e risco) e resolve isso, com tecnologia de primeira linha. Premiada, é uma das novas empresas de tecnologia mais admiradas do país e vem resolvendo de forma interessante, um problema grande.

As agências bancárias vão deixar de existir como são hoje e parece que a IDwall vai acompanhar essa transformação.

Sobre a empresa

Site: idwall.com

LinkedIn: linkedin.com/company/idwall

Facebook: facebook.com/idwallbr

O ponto de encontro das fintechs e revolução financeira no país.

Conteúdo especial

report meio de pagamento

Receba primeiro.

Tudo que importa sobre fintechs!

Invalid email address
A gente prepara o melhor.

Categorias