Risco & Fraude
Konduto, o antifraude com inteligência artificial, inaugura nova fase em pagamentos
É isso mesmo. Estamos numa nova era em pagamentos. Enquanto o mercado tradicional tenta se manter presente (e muitos vivos) no Brasil, algumas novas empresas com novas soluções despontam com “a cara” de quem vai ditar as regras por muito tempo daqui para frente. É o caso da Konduto, empresa fundada em São Paulo por alguns dos maiores especialistas em inteligência artificial, dados e pagamentos que se tem notícia por aí.
A Konduto é a Sift Science brasileira, com uma solução que analisa não somente a transação, mas também o comportamento do comprador. É tudo que o varejo on-line merece (e precisava) para analisar fraudes. Nascida como um antifraude resolver problemas de segurança, e para jogar contra alguns players brasileiros, bem poucos na verdade, a Konduto inaugura nova fase em pagamentos, plugando a solução de inteligência artificial para detectar fraudes em e-commerces e serviços online. Fundada por Tom Canabarro (ex-Braspag e maxiPago) e Milton Tavares (ex Criteo), a empresa é um poderoso laboratório de engenheiros da computação formados por Unicamp, Usp e Ecole Polytechnique (França). E o que eles estão fazendo de fato? Criando a mais avançada plataforma antifraude que o mercado brasileiro já viu.
O segmento de antifraudes, existia até 2014, como um duopólio entre Clearsale (líder) e Fcontrol (do grupo Buscapé). Tinha também a Cybersource (que plugadas na Cielo e na própria Braspag), dividam o mercado com soluções baseadas em análise de dados e histórico de compra. É aí que a Konduto se diferencia, com uma entrega de dados, histórico e comportamento, coisa que somente alguns sistemas no mundo, são capazes de fazer.
A Konduto é uma das poucas empresas no Brasil que fazem com louvor o machine learning, aplicando algoritmos capazes de aprender padrões e aplicar decisões inteligentes nas análises. Com mais de 80 regras customizáveis na plataforma, o antifraude permite que as análises sejam feitas no momento certo, da forma adequada e no preço correto. Na prática a Konduto analisa o visitante chegar no site, analisa a navegação dele, verifica a compra, analisa os dados, gera uma avaliação e dá para o lojista a decisão simples da aprovação. A Konduto já analisa fraudes de gateways como Payzen, Ebanx, Vindi e plataformas e-commerces, através de integrações.
O Brasil é um dos piores países no ranking de fraudes de cartões no mundo. A cada 15 segundos, há uma tentativa de fraude em cartão de crédito por aqui. Os números de perda financeira atingem os bilhões de reais. Fraudes são gargalos para negócios online, por conta de custos, implementação e das próprias perdas. Por isso a vinda da Konduto, é providencial. A empresa é de fato o primeiro agente, que fornece ao mercado de pagamentos, inteligência artificial. A empresa ainda conta com Daniel Bento (ex CEO da Braspag).
É o Dna de pagamentos, combinado com data science.