Connect with us
apple pay apple pay

Meios de Pagamento

Nubank e Mastercard, vão selar a entrada de Apple Pay e Android Pay

Published

on

O jogo pode mudar fortemente, após a Mastercard anunciar que fechou parceria com o Nubank, para viabilizar a entrada de Apple Pay e Android Pay no Brasil. E pode de fato selar o primeiro grande passo para o mobile payment acontecer definitivamente no país.

A Mastercard vai conseguir viabilizar isso através do “MDES (MasterCard Digital Enablement Service), um serviço de tokenização que permite o gerenciamento de carteiras virtuais. O MDES valida a transação ao mapear, à partir de um token, retornando os dígitos originais do cartão. Após isso, o emissor recebe autorização do pagamento.

“Quando essa tecnologia passar a operar de forma plena, o consumidor poderá deixar seu plástico em casa e levar somente seu dispositivo móvel para concluir pagamentos”, disse Valério Murta, vice-presidente de produtos para a MasterCard Brasil.

Valério Murta, porta voz da notícia, ainda ressaltou a questão da importância na segurança envolvida no processo de integração das plataformas. Que não é o maior desafio da novidade. O grande problema é como os lojistas vão se preparar para tal inovação por aqui.

O Brasil está preparado para a Apple Pay?

O que fica de dúvida, na notícia da Mastercard é se os estabelecimentos brasileiros estarão preparados em termos de devices de captura para essa tecnologia. Não somente do Apple Pay, mas também de outras soluções como a própria Samsung Pay. A infraestrutura tecnológica no país, está começando agora, a dar alguns passos importantes, mas estamos longe de ter agilidade e inovação. Os investimentos das bandeiras, adquirentes e bancos, são altos do ponto de vista de logística, ponto de venda e concorrência, quando o negócio é pagamento. E isso pode ser o primeiro grande desafio.

A pergunta se o Brasil está preparado, pode ser alterada para: o lojista estará preparado?

Mesmo que seja uma informação preliminar, sem data ou cronograma divulgado ao mercado brasileiro, a Mastercard chama a atenção para a imensa oportunidade que se encontra o smartphone por aqui. O Brasil é um dos países com maior uso por hora/pessoa em aparelhos de celular. O Google apresentou em Agosto/2015, pesquisa mostrando que já somos 93 milhões de pessoas com smartphones.

Embora a audiência ainda esteja concentrada em redes sociais, jogos e no Youtube, a oportunidade de empresas de pagamento conseguirem fazer serviços Omni Chanel, nunca foi tão grande.

O futuro do pagamento está nas mãos e bolsos das pessoas.

 

O ponto de encontro das fintechs e revolução financeira no país.