Connect with us
vipps vipps

Meios de Pagamento

A Noruega inteira usa um único app para pagamentos!

Published

on

Desde 2015, os bancos noruegueses estão apanhando, ao dividir a audiência e uso de pagamentos, com uma startup criada dentro de um banco.

O culpado: um app norueguês chamado Vipps.

Vipps: o viking norueguês que já atinge metade da população.

Com dois anos de vida, o aplicativo já domina 2,5 milhões de pessoas (metade da Noruega). Com uma estratégia de growth hacking e canais, o crescimento aconteceu tão rápido, que os próprios bancos do país estão assustados. Confirmamos com brasileiros que inclusive, moram lá.

Mas agora, os próprios bancos decidiram enfrentar essa briga, se unindo ao seu próprio oponente, que já tem metade da população do país, usando freneticamente seu aplicativo. Eles decidiram que vão ajudar a popularização do app!

O Fenômeno Escandinavo Vipps. Foto: Reprodução Vipps

Pessoas usando trocadilhos como “você é um Vipp”, já se ouvem em toda parte por lá.

“É um fenômeno”, disse a brasileira Juliana Menezes, que acaba de desembarcar no Brasil, depois de 8 anos na Noruega. A executiva que trabalhou em empresas como KPMG e HP, reforça que é um febre.

Projeto iniciado pelo Banco DNB, com sede em Oslo (e que foi fundado em 1822), o Vipps virou uma febre imensa, especialmente pelo grande crescimento e pela aplicação principal: pagamentos móveis e transferências em tempo real entre usuários.

O curioso nessa história, é que mais de 100 bancos escadinavos já querem fazer uma integração dentro do app, para bloquear a entrada de competidores gigantes como Facebook, Google e outros, já que além de pagamentos, o Vipps é um potente serviço de troca de mensagens.

Esse é o exemplo do Sparebank, outro banco norueguês, que possui um app chamado Mcash, mas está disposto a migrar toda sua base para o fenômeno Vipps. Há uma cooperação entre bancos do país, para integrar diversas API‘s e popularizar ainda mais o aplicativo, que também possui uma integração com o Apple Watch.

Cooperação!

Como funciona?

Como uma wallet, usuários cadastram cartões de crédito, cartões de débitos e contas correntes, afim de possibilitar transferências, pagamentos e rateio de compras entre os usuários do app.

Foto: Reprodução Vipps

A adoção por parte dos lojistas noruegueses tem se intensificado, com o suporte por parte dos bancos, ao abrir suas API’s, para que o Vipps possa atender ainda mais usuários.

Consegue imaginar isso por aqui? Bancos como Itau, Bradesco e Santander se unindo para bloquear a entrada de players como Apple, Google e Facebook?
Ná.

Rodrigo é o co-fundador e CEO da Vindi, plataforma de pagamento líder no setor de serviços no Brasil.

Advertisement
2 Comments

2 Comments

  1. Denis Gomes Franco

    12 de julho de 2017 at 21:58

    “Consegue imaginar isso por aqui?”
    “Ná.”
    É, é bem isso aí mesmo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meios de Pagamento

Stripe lidera investimento em fintech de pagamentos

Published

on

stripe investimento

Stripe com fome: 7ª aquisição em 4 anos.

A empresa, que já vale U$22 bilhões, liderou o investimento na fintech londrina Rapyd. Focada numa solução completa de APIs para infraestrutura de pagamentos, a Rapyd permite que empresas criem carteiras digitais, integrações all-in-one, conciliação financeira, pagamentos cross-border e transferências online através de uma plataforma única. Por lá, os ingleses apelidaram o modelo de fintech-as-a-service (FaaS).

Financeiras, softwares de gestão, ERPs e até outras fintechs, usam a Rapyd para entrar em negócios financeiros de uma forma acelerada. Além disso, a solução da empresa permite a transação em 65 moedas, em 170 países diferentes.

O investimento de U$40 milhões, liderado em conjunto com a General Catalyst é o 7º investimento/aquisição do Stripe – que já adquiriu plataformas de B.I, saas, antifraude e até um portal de notícias, o Indie Hackers.

Os fundadores da Rapyd são israelenses.

Continue Reading

Meios de Pagamento

ACI Worldwide adquire duas fintechs de uma vez

Published

on

aci worldwide

A ACI Worldwide anunciou a compra da TranSend e da RevChip, de uma só vez.

A aquisição das duas empresas foi motivada para impulsionar sua oferta de pagamentos online, especialmente em negócios omni-channels e na distribuição de softwares do varejo offline. A ACI informou que o principal foco será o acesso a terminais físicos (PDVs).

Sanjay Gupta, VP da ACI Worldwide diz: “Os poderosos recursos de tecnologia que estamos anunciando hoje permitem que a ACI ofereça aos comerciantes uma experiência inigualável de pagamento digital na loja da próxima geração. Estamos entusiasmados por dar as boas-vindas às equipes RevChip e TranSend, com quem já temos uma parceria bem-sucedida, para a família ACI para obter mais sucesso.”

Parceria boa dá nisso.

Fonte: ACI.

Continue Reading

Meios de Pagamento

De assinaturas a doações, a Vindi entrega autonomia e poder aos negócios recorrentes

Published

on

vindi recorrencia

Fundada em 2013 em São Paulo, a Vindi atende milhares de clientes de diferentes setores. Mas são as de modelos recorrentes que disputam espaço dentro dessa fintech.

Desejada por grandes empresas (em busca de desligamento de softwares legados) e por startups em alto crescimento, a Vindi lidera o que chamam de “Economia da Recorrência“, termo utilizado para ilustrar o mercado de assinaturas no mundo.

Combinando um software de alta escala a um meio de pagamento próprio, construíram uma plataforma de pagamentos num nível mundial em termos de tecnologia. Ano passado a Vindi processou R$1,7 bilhões e a previsão é chegar a R$3 bi nesse ano. O benchmark americano da empresa nos EUA é a gigante Zuora, que abriu capital no ano passado. A empresa lançou no ano passado um dos maiores estudos sobre essa nova economia, leia o report aqui.

A empresa nasceu num ambiente altamente tecnológico (e já agressivo), o que possibilitou nascer num modelo diferente das empresas financeiras (e de pagamento) de outras épocas. “Isso permitiu entrar diferente no jogo”, afirma o fundador da empresa, Rodrigo Dantas.

De assinaturas a doações, a Vindi dá poder às recorrentes

O grande fator que levou empresas como Whirlpool (assinatura de água), Igreja Universal (doação) Smartfit (planos), Resultados Digitais (billing), HDI (seguros), WiseUp (educação), Palmeiras (sócio torcedor) e Multiplus (e-commerce) a confiarem nessa empresa de apenas 5 anos de existência, foi exatamente o foco em tecnologia de meios de pagamento. Especialmente nas demandas das “recorrentes”.

“Os maiores cases recorrentes e de alto crescimento estão com a gente”, afirma Dantas, CEO da empresa.

vindi rodrigo dantas

“Nascemos como empresa, numa era diferente, isso impacta claramente com lançamos nossa plataforma no mercado e como atendemos nosso cliente”. Rodrigo Dantas, Vindi. Foto: Thomson Reuters

Com 100 colaboradores, a sede na Vila Mariana, abriga um misto de engenheiros de software e pessoas de negócio que atendem mais de 4.000 empresas de diversos segmentos. Porém são as de modelos recorrentes (planos, doações e assinaturas) que procuram a empresa com muita vontade de dar eficiência à parte mais sensível de um negócio que cresce muito: o recebimento.

A empresa tem investimento do Criatec2, fundo de capital de risco gerido pela Bozano Investimentos e vem navegando na transformação digital que empresas têm passado nos últimos tempos. Especialmente, na “morte iminente dos gateways de pagamento”, citou o fundador da empresa, num evento da Thomson Reuters, ano passado.

Transformação digital é isso.

Continue Reading

featured