Meios de Pagamento
E o Clover, FirstData?
Em dezembro de 2012, a FirstData adquiriu a startup Clover por U$54 milhões. O que a “First” viu no Clover, um frente caixa POS (poin of sales) focado no varejo, foi exatamente a capilaridade de um poderoso software aliado ao poderoso hardware. Esse é exatamente o “shift” que o varejo está fazendo no Brasil, exatamente agora. Prova disso é a TOTVS, gigante do software brasileira, ter adquirido a Bematech por R$550 milhões no mês de Agosto desse ano. Parece ser apenas uma estratégia de aquisição de inovação, mas o que FirstData e TOTVS estão enxergando é a centralização de dados, processamento e serviços em um único sistema.
A maioria dos lojistas offline no Brasil sofrem para colocar a operação no ar. Além de ter que ter todas as formas de pagamento funcionando, POS entregues e infraestrutura mínima para vender um simples produto, as lojas ainda se deparam com softwares de gestão ruins (vendidos em bancas de jornais) e com burocracias governamentais para poder emitir cupons fiscais, notas de produtos e etc. O grande desafio para os lojistas é ter todo esse processo integrado com estoque, bancos e vendedores. É aí que sistemas como o Clover, que também fornece o equipamento, estão se dando bem nos EUA. A empresa fundada por empreendedores do Vale do Silício, já prepara timidamente a entrada no Brasil, juntamente com a adquirente FirstData, é claro. Lá nos EUA a startup é de fato bem vista pelo varejo americano, onde concorrentes de peso como Square e Micros Fidelio, que também fornecem solução de pagamento dentro de um device próprio, já começam a sentir a porrada do Clover.
O Clover sai na frente pela estratégia de aplicativos, onde eles fornecem um marketplace para qualquer aplicativo se conectar ao hardware do lojista, e também pela tecnologia alinhada ao marketing da empresa. Na teoria, qualquer aplicativo poderá ser inserido no software deles: finanças, pagamento, ERPs e CRMs. E isso é uma saída para que o lojista tenha de fato, em um único aparelho, todas soluções necessárias. Focada no design, o Clover chama a atenção dos clientes e dos lojistas. É a concepção do design, preço e utilidade captada num único equipamento. Apesar de ter uma estratégia de lançamento e distribuição, ainda é cedo para o Clover colocar a cara nas lojas, restaurantes e bares nas capitais brasileiras. Por enquanto é só projeto, segundo executivos do Brasil. Mas pode ser, em breve, uma “pedrinha” no sapato das empresas fabricantes de equipamentos POS por aqui.
Atenção!