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Venda perpétua – por que ela é mais sustentável

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A venda perpétua, também conhecida como “evergreen”, é uma maneira de vender um produto digital como se fosse um lançamento contínuo. Ou seja, o carrinho sempre estará disponível para o lead fazer a compra. Recorrente.

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Essa é uma maneira recorrente de conquistar receita e uma forma sustentável para o crescimento do seu negócio. Além disso, a venda perpétua é a única estratégia que une a lucratividade dos produtos digitais com a resistência da recorrência. 

Como a venda perpétua vem se tornando uma tendência no mercado digital, separamos um conteúdo completo sobre essa estratégia e como aplicá-la.

O que é venda perpétua?

A venda perpétua é uma estratégia para vender produtos e serviços no meio digital. Como o próprio nome já diz, se trata de uma venda contínua, onde o produto ou serviço está sempre disponível para ser comprado.

Esse tipo de estratégia é o modelo tradicional de vendas de um comercial básico, onde os produtos ficam disponíveis a longo prazo e os estoques são repostos quando necessário. Mas quando falamos sobre o meio digital, esse tipo de estratégia não é tão explorada. Porém, devido ao seu sucesso em relação a trazer lucros, ela está ficando cada vez mais em alta.

Venda perpétua vs Lançamento

A venda perpétua consiste em um funil de vendas, onde há uma sequência de mensagens e estratégias para conseguir uma conversão ou a venda de um produto ou serviço no fim do fluxo. 

Normalmente a venda perpétua passa por algumas fases: a geração de leads, nutrição dos leads, oferta e venda. Neste processo, há a possibilidade de vender diariamente. 

Como não é possível criar um senso de urgência ou de escassez, como é feio no lançamento, é preciso pensar em maneiras de abordar o cliente, o que pode ser algo um pouco difícil, mas nada impossível.

Já o lançamento normalmente usa a estratégia de apresentar vídeos de conteúdo e um vídeo de vendas, usando gatilhos de escassez e senso de urgência. Esse tipo de venda é realizada em ciclos.

Apesar de aparentar ser mais fácil de ser realizado, esse tipo de venda traz resultados apenas com picos e o esforço para o pouco tempo de produção é muito maior, em comparação ao que é feito na venda perpétua.

Qual produto combina com a venda perpétua?

Os produtos que combinam com a venda perpétua devem ser no formato digital. Por exemplo, e-books, cursos online, podcasts, jogos, aplicativos, filmes, vídeos e filmes. Esse tipo de produto traz origem ao nome evergreen, que em uma tradução livre significa “sempre verde”. 

Eles são chamados assim porque o tempo de duração é indefinido ou então dura por um longo período. É recomendado que dure no mínimo dois anos, mas pode ir muito além disso.

Como o modelo de venda perpétua funciona?

Na venda perpétua, o vendedor deixa o carrinho de compras sempre aberto e usa um funil de vendas perpétuo. Ou seja, em toda a jornada de compra o cliente pode entrar quando ele quiser.

Essa estratégia permite que você sempre esteja relançando seu produto ou serviço digital. Isso aumenta a entrega para públicos diferentes, além da automação de todo o processo. 

A tendência que a venda perpétua traz para seu negócio é que as vendas cresçam de maneira gradual e linear, diferente de vendas relâmpago, onde contam apenas com picos de venda.

Vantagens da venda perpétua

Como falamos, a venda perpétua é uma estratégia que mantém o carrinho aberto e gera vendas recorrentes, diferente do lançamento relâmpago em que o carrinho é aberto por poucos dias e gera apenas picos de vendas em determinados períodos. 

Outra vantagem é a previsibilidade que você terá sobre a receita, facilitando o planejamento financeiro e fazendo com que seu negócio cresça de maneira mais sustentável.

Essas são duas das mais diversas vantagens que essa estratégia oferece, saiba quais outras:

  • Se encaixa bem para a venda de produtos com consumo recorrente;
  • O fluxo de vendas é constante e linear, com crescimento gradual.
  • Sua empresa pode relançar o produto ou serviço para novos públicos sempre que quiser;
  • O produto sempre estará disponível para compra;
  • Abre um caminho para testar novas estratégias, como descontos e promoções;
  • O planejamento financeiro melhora com a previsibilidade de faturamento;
  • Os leads podem chegar até você por vários canais e seguem entrando no funil até os estoques durarem.

Como criar uma venda perpétua

Se você quer criar uma venda perpétua para seu produto, é preciso estar por dentro do que está acontecendo no mercado digital. 

Informe-se sobre quais são as tendências que estão em alta, escolha um assunto que você domine e procure investir em um nicho onde sua empresa seja capaz de apresentar a melhor solução para o público-alvo. 

Para ajudar, separamos um passo a passo de como montar uma venda perpétua:

1. Defina qual será o produto ou serviço vendido

O primeiro passo para criar uma venda perpétua é escolher qual será o produto ou serviço digital que sua empresa vai oferecer. Optar por um conteúdo único, que se diferencie dos demais e que agregue valor para o cliente é a melhor opção. 

Outro ponto a ser levantado nesse processo é saber qual a maneira mais eficaz de conversar com seu cliente. Por exemplo, será através de vídeos aulas? eBooks? Podcasts? 

2. Acompanhe e entenda o mercado

Como vimos, é preciso estudar o mercado também. Analise o que seu concorrente está fazendo, estude a fundo seu público-alvo para compreender sua necessidade e entregar aquilo que ele busca, mapear as tendências e saber quais são os assuntos sobre seu nicho que estão sendo mais falados.

Para facilitar, você pode criar uma buyer persona, que é um personagem fictício para ajudar a criar seu público-alvo, pensando no gênero, seus interesses, hábitos, idade e outros.

3. Crie o funil perpétuo

Essa é uma etapa fácil do processo, basta desenhar qual será o caminho que o usuário vai percorrer desde o primeiro contato até a compra do seu produto.

Por exemplo, como seus clientes vão entrar em contato com você? Será através de links patrocinados? Através do e-mail marketing? Essa resposta será sua orientação para traçar a rota do usuário.

É preciso pensar em uma estratégia que funcione de forma automática, considerando que será possível vender diariamente e ter novos leads entrando com frequência também.

4. Inicie as vendas

Chegou a hora de colocar suas vendas para rodar. Ao longo do processo, continue acompanhando os resultados e teste novas estratégias, se for o caso, essa é uma das possibilidades que a venda perpétua traz.

Dessa forma é possível avaliar quais são as melhores táticas, promoções e qual a melhor maneira para atrair mais leads.

Por que investir na venda perpétua?

Investir no mercado de lançamentos digitais pode ser uma grande dúvida, mas essa é uma das tendências que mais estão crescendo. Isso se dá pelo avanço da transformação digital e da melhora no e-commerce.

Além de claro, trazer várias vantagens para sua empresa:

  • O produto ou serviço digital não precisa de estoque ou um espaço físico, isso reduz muito os custos do seu negócio e aumenta as chances dele ser entregue para um grande volume de clientes;
  • O investimento inicial não precisa ser alto, e você mesmo pode criar um infoproduto para sua empresa;
  • Como é um processo linear, a margem de lucro é grande e sem custos variáveis;
  • Caso queira, todo o processo pode ser automatizado, facilitando ainda mais a venda.

Quando a venda perpétua vale a pena

Se seu negócio possui produtos ou serviços com o ticket médio de até R$ 500, a venda perpétua é uma boa opção. Isso não é uma regra, mas normalmente produtos que possuem um ticket médio maior que esse combinam melhor com a estratégia de lançamentos relâmpago.

A venda perpétua também é válida para produtos ou serviços digitais que são recorrentes ou que possuem uma demanda contínua dentro do mercado. Por exemplo, cursos online que estão sempre criando novas turmas ou renovando seus conteúdos.

Se você também não tem muita experiência no mercado digital, pode iniciar com a venda perpétua. Ela é uma ótima estratégia para crescer gradualmente, atrair clientes e parceiros e testar dinâmicas aos poucos para saber qual está desempenhando melhor. 

Por que a venda perpétua é mais sustentável

Como vimos, a venda perpétua é um processo que acontece de modo recorrente e contínuo. Isso para seu negócio é uma ótima maneira de conseguir lucros. Além de claro, ser uma prática sustentável. 

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E aí, você já sabia o que é a venda perpétua? Gostou do conteúdo? Continue acessando o portal Fintechs.com.br para encontrar conteúdos como esse que podem ajudar sua empresa!