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Bandeiras de cartões de crédito Bandeiras de cartões de crédito

Cartão de crédito

Bandeiras de cartões de crédito

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A popularidade dos pagamentos eletrônicos é cada vez maior. Com o dinheiro vivo sendo deixado de lado, os cartões de crédito entraram em ação e, com eles, as famosas bandeiras de cartões de crédito.

Com certeza você já ouviu falar sobre as bandeiras de cartão de crédito, certo? Mas sabe realmente o que elas significam, como funcionam e quais são as mais usadas aqui no Brasil?

Não se preocupe, vamos responder a todas essas perguntas e explicar também sobre todas as bandeiras de cartões de crédito existentes. Acompanhe!

O que são bandeiras de cartões de crédito?

Antes de falarmos sobre quais são as bandeiras de cartões de crédito, é importante entender o que elas são e qual é sua funcionalidade.

As bandeiras de cartões de crédito são as responsáveis por validar todo o processo de informação pela transação de venda feita. Isso inclui o valor que foi gasto e a quantidade de parcelas.

A partir disso, é emitida uma transmissão para a instituição bancária do cartão de crédito. Ou seja, as bandeiras são uma mediadora entre o comprador e a instituição financeira.

Dentro desse processo de compra e venda, as bandeiras de cartões de crédito padronizam o modelo de como os adquirentes devem processar o cartão.

Bandeiras de cartões de créditos existentes

Atualmente você pode encontrar uma grande variedade de bandeiras de cartões de crédito. Isso abre a possibilidade de escolher a que é mais conveniente e que atende suas necessidades em relação a taxas e serviços. Por isso é tão importante saber e entender sobre elas.

Saiba quais são as bandeiras de cartões de crédito:

Elo

Fundada em 2010 pelo Banco Bradesco e Banco do Brasil, a Elo é 100% brasileira. Porém é uma bandeira aceita também na Argentina, Portugal e Chile.

Com mais de 120 milhões de usuários, ela se destaca entre as outras bandeiras de cartões de crédito por oferecer taxas reduzidas. Além disso, seus cartões possuem as funções de crédito, débito e pré-pago, que trazem junto um programa de benefícios especiais para pequenos, médios e grandes empreendedores.

American Express

A bandeira de cartão de crédito American Express é muito utilizada e recomendada para aqueles que têm um poder aquisitivo maior. Em sua lista de clientes, o consumo e gastos são bem maiores quando comparado a outras bandeiras.

O American Express é parceiro da Cielo, Rede, GetNet, Stone, Credicard e outros, e também oferece um programa de benefícios especiais, com descontos e acessos VIP. Além de um programa de pontos exclusivo para associados.

Visa

A Visa é uma das bandeiras de cartões de crédito mais populares que existem. Foi fundada em 1958, chegou ao Brasil em 1971, e já está presente em mais de 200 países – ocupando o segundo lugar como a bandeira mais utilizada no Brasil.

Toda sua popularidade se dá devido a facilidade de aceitação nos estabelecimentos, além de possuir várias empresas parceiras, gerando benefícios e descontos aos seus clientes.

Mastercard

A Mastercard é mundialmente conhecida e leva a fama de ser a mais famosa do mercado. Já são 25.000.000 membros no mundo todo, e o foco é em consumidores, pequenas e grandes empresas.

Aceita em 210 países e territórios, a bandeira também é famosa por aqui, já que é muito difícil encontrar um local que não aceite a bandeira Mastercard.

JCB

A bandeira de cartão de crédito JCB não é tão popular entre os consumidores, pois essa é uma bandeira internacional japonesa.

No Brasil a emissão do cartão é feita pela Caixa. Apesar de não ser tão famosa, a bandeira oferece vários benefícios aos usuários, como descontos e promoções em restaurantes selecionados, benefícios da bandeira japonesa e cobertura internacional.

Diners Club

A Diners Club também é uma das bandeiras de cartões de crédito muito famosa. Ela foi fundada em 1950 e após alguns anos foi comprada pelo Citibank.

Ela é reconhecida por ser a primeira empresa independente de cartões de crédito do mundo e por ser utilizada apenas por aqueles que têm maior poder aquisitivo – sendo requisitado uma renda mínima de R$3 mil por mês.

No Brasil ela é operada pelo Banco Itaú Unibanco, mas não é tão fácil de ser aceita em qualquer estabelecimento.

Discover Network

A Discover Network ainda não chegou no Brasil, mas já é famosa em outras partes do mundo.

Seu principal diferencial é não cobrar taxas ou anuidades de seus clientes, se tornando uma ótima opção quando comparada a outras bandeiras de cartões de crédito, além de claro, facilitar sua utilização.

Good Card

A bandeira Good Card é utilizada em cartões corporativos. Essa é a única bandeira de cartões de crédito nacional que faz o compartilhamento de receitas com o emissor, além de proteger seus interesses comerciais e estratégicos.

A empresa também possibilita a personalização do cartão de acordo com sua empresa, sendo um diferencial para aqueles que querem fortalecer a marca no mercado.

Cabal

A bandeira de cartão de crédito Cabal é muito famosa em território nacional. Com mais de 39 anos de atuação, ela já está presente em 99% dos municípios do país. Além disso, sua bandeira também é aceita na Argentina, Uruguai, Paraguai e Cuba.

Recentemente a bandeira começou a ser aceita na maquininha da Stone, abrindo mais as possibilidades de ser utilizada nos comércios.

Aura

A Aura é uma bandeira que foi integrada com o cartão de crédito Cetelem. A empresa faz parte do grupo BNP Paribas, que está em expansão no Brasil e em outros países que está presente.

Os benefícios da bandeira incluem uso em território nacional e pagamento parcelado de suas compras diretamente pelo estabelecimento ou através do financiamento da fatura.

SoroCred

A bandeira SoroCred passou a ser conhecida por Afinz, seu “novo” nome.

Seu uso não é tão comum pelos usuários, dificultando encontrar estabelecimentos e maquininhas que aceitem a bandeira de cartão.

Hipercard

A bandeira de cartão de crédito Hipercard é uma das principais no mercado. Criada em 1969 em território nacional, é muito utilizada em todo o país, porém é mais recorrente nas regiões do nordeste e sul.

Em 2016 a bandeira Hipercard foi reconhecida por participar de 3,7% do mercado de cartões de crédito em todo o Brasil.

Em 2019, o cartão de crédito ganhou um novo layout e a empresa começou a ampliar seu escopo de atuação, e então a bandeira passou a ter duas versões, nacional e internacional.

Qual é a melhor bandeira de cartão de crédito?

Agora que você viu as várias bandeiras de cartões de crédito existentes, bateu a dúvida sobre qual é a melhor para escolher?

Não existe uma resposta certa, pois varia muito de acordo com sua necessidade. Porém, na hora de escolher um cartão de crédito, é muito importante optar por uma bandeira que tenha uma ampla rede de aceitação.

A resposta também dependerá sobre como será o uso do cartão de crédito, se ele será apenas de uso nacional ou também de internacional.

As bandeiras de cartões de crédito mais famosas no mercado hoje são: Visa, Mastercard, American Express, Elo e Hipercard. Caso tenha interesse, faça uma análise e escolha a opção que está de acordo com suas necessidades.

Qual diferença entre bandeiras de cartões de crédito e operadora de crédito?

É muito comum as pessoas confundirem bandeiras de cartões de crédito com operadoras de crédito, mas são coisas opostas.

As bandeiras de cartões de crédito são responsáveis por estabelecer o limite de crédito, o parcelamento e a cobertura do cartão ( nacional ou internacional). Além disso, são responsáveis por fazer a intermediação entre o cliente e a operadora de crédito.

Ou seja, como falamos acima, na hora da compra, a bandeira do cartão entra em contato com o banco do consumidor final e verifica se ele tem limite para autorizar, ou não, a compra.

Já as operadoras de crédito, são as instituições financeiras responsáveis apenas pela emissão do cartão de crédito, análise de crédito e pela comunicação e resolução de problemas caso aconteça.

 

Agora que você já sabe tudo sobre bandeiras de cartões de crédito, como elas funcionam e como é o processo da compra, pode escolher a melhor opção para você.

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