Meios de Pagamento
[Tendências Pagamento 2016] – Reputação como pagamento e recompensas sociais
Por incrível que pareça, já está acontecendo um fenômeno de plataformas sociais e de compartilhamento como Airbnb e Uber por exemplo, que um review positivo vale dinheiro. Duas casas no mesmo bairro, com as mesma características, anunciadas no Airbnb, se diferenciam por conta dos reviews positivos que hóspedes deixam.
Em alguns lugares como Paris, Miami e Nova York já existe a guerra de reviews (que de fato, nesse sentido vale dinheiro), por conta da concorrência.
Além disso programas de fidelidade já vão começar a intensificar a força em fazer transações financeiras. A Multiplus por exemplo, já possibilita além das passagens aéreas e hospedagens, a compra de produtos, planos de academia e uso de determinados serviços.
O CouchSurfing, possibilita que mais de 4 milhões de pessoas no ano viajem sem gastar um real com hospedagem.
Até exercício físico agora pode ser recompensado e virar dinheiro, olhe o caso do Mova Mais, que dá pontos por usuários que fazem exercício e do PiggyPeg, que recompensa pessoas que visitam lojas. Em outra esfera, o CouchSurfing, uma plataforma de compartilhamento de hospedagem, permite que viajantes se hospedem em qualquer lugar do mundo, sem gastar um dólar sequer: somente na troca de experiência.
É um processo tímido de desintermediação bancária, mas é. A presença tem valor, a audiência pode ser moeda de troca e a reputação já é usada como referência.
Não vai demorar para que empresas desse tipo como Multiplus, Smiles, Netpoints e as próprias startups, criem uma nova forma de transação.