Meios de Pagamento
Cartões pré-pagos ganharam força como meio de pagamento no Brasil
Conseguir crédito “na praça” sem dúvida não é nada fácil para quem não tem renda comprovada ou conta com muitas dívidas pendentes. Além disso, a organização das finanças pessoais também não é o forte do brasileiro. É por isso que alternativas como os cartões pré-pagos vêm ganhando cada vez mais força no mercado como meio de pagamento.
É com esta premissa que diversas fintechs novas, que ainda não tem funding ou conhecimento sobre o mundo complexo do crédito, possuem para iniciar suas soluções com um cartão.
O cartão pré-pago funciona da seguinte forma: você usa apenas o crédito que já pagou via boleto bancário ou cartão de débito. Dessa forma, o controle dos gastos fica sob seu total controle e, em vez de ir ganhando crédito conforme seu gasto aumenta, é você quem decide quanto quer e, especialmente, quanto pode utilizar do seu próprio dinheiro.
A estratégia destas fintechs, fazem crescer a emissão deste tipo de cartão. Um artigo do jornal O Estadão mostrou uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABCES). Os dados apresentados revelam um crescimento de 64,1% no uso do cartão pré-pago corporativo pelas organizações.
Ao longo de 2020, as compras via cartão cresceram 11,1%. Foram mais de 23,3 bilhões de transações, representando um volume total superior a R$ 2 trilhões – vale ressaltar o peso do auxílio emergencial que, sozinho, foi responsável por movimentar R$ 52,6 bilhões em cartões (débito e crédito)