Meios de Pagamento
[Tendências Pagamento 2016] – Apple Pay, Google e Samsung
Apple Pay vindo para o Brasil, Samsung Pay apertando a Apple na Ásia por conta do número de celulares da marca e novas formas de pagamento, vão fazer o mercado se agitar ainda mais em 2016. O smartphone é de fato o meio mais rápido para quebrar mercados consolidados e tradicionais, seja qual for o ramo.
E não é diferente em pagamentos. O que vamos ver nos próximos capítulos pode ser ditatorial para o mercado de pagamentos no mundo.
Apple Pay, Google, Samsung Pay e as carteiras digitais vão engolir o mercado?
Por aqui, por enquanto o desafio dessas soluções é grande: pelo domínio de gigantes (Cielo, Rede e seus bancos), “pela cultura da maquineta POS” e pelo desafio de infraestrutura de internet, que são de fato, desafios para Apple e Samsung. Mas não são impossíveis de se termos por aqui, ainda no primeiro semestre, as gigantes começando a pilotar suas soluções mobile no varejo.
Sem falar na onipresente Google (com o Android Pay), que é a maior e mais perigosa oponente de Apple e Samsung nesse quesito, por que? Por conta da informação que têm na mão.
A Apple já está por aqui (veja a matéria), e a Samsung não dorme no barulho. Com o “fator Google”, já temos aqui os três maiores nomes de pagamento no mundo, e estamos falando de empresas que não nasceram com essa finalidade.
É praticamente toda internet e todo potencial de clientes do mundo.