Meios de Pagamento
Focada em agronegócio, ProducePay recebe U$2,5 milhões.
Não é de hoje que o agronegócio precisa de solução financeira focada no segmento. Financeiras e bancos investiram um grande valor em solução de crédito, direcionadas para a indústria. Agora os meios de pagamento olham de forma diferente para a cadeia diferenciada do agronegócio, pelo menos nos USA.
No Brasil, a Getnet por exemplo, é a primeira que conseguiu entrar no leilão de gado, de forma estratégica. Mas não temos outros exemplos, pelo menos por aqui, com tecnologia e foco em agronegócio, pelo menos quando o assunto é pagamento.
Na Califórnia, a ProducePay, focada em cash flow para o agribusiness, provê uma solução diferenciada para produtores. O fluxo operacional dos produtores é imenso: eles só recebem depois de entregarem o produto e ainda assim, dão prazos para atacadistas e varejistas em algumas negociações. A ProducePay, antecipa esse prazo, descontando de 1% a 4% da fatura.
A empresa faz a intermediação desse recebimento através de uma plataforma de pagamento, onde o produtor gera a fatura e escolhe se quer receber antecipadamente ou não. O Brasil já possibilita operações de antecipação (adquirentes, bancos e subadquirentes têm foco nisso) porém ainda não existem soluções focadas no agronegócio.
Tá aí a oportunidade.