Connect with us

Conta digital

Abrir conta jurídica com restrição no nome, é possível?

Published

on

Uma das dúvidas mais comuns de quem está negativado no mercado diz respeito à abertura de conta jurídica. Será que é possível? Abrir conta jurídica com restrição: isso ode ser feito O assunto não é tão simples quanto parece, envolvendo uma série de questões de ordem legal e empresarial.



Para saber se você pode conseguir uma conta jurídica mesmo estando com o “nome sujo” é preciso entender alguns pontos importantes. Mas, abrir conta jurídica com restrição no nome é possível sim.



O que é restrição de CPF

O termo restrição de CPF é uma forma bonita e formal de dizer que alguém está com o “nome sujo” no mercado. Isso ocorre sempre que existe inadimplência, ou seja, a falta de compromisso com o pagamento de uma dívida. Entrar no vermelho e deixar de quitar as obrigações pode comprometer o CPF de qualquer pessoa. E as agências e instituições de proteção ao crédito estão de olho. A gente sempre esteve acostumado a ouvir “nome no SPC ou nome no Serasa”.

Ter uma restrição no CPF implica em uma série de desvantagens, incluindo a dificuldade em conseguir fazer compras parceladas, conseguir empréstimos, financiamentos e outros serviços financeiros. Pagar as contas em dia gera confiança no mercado.

Deixar de pagar as contas, por sua vez, abre espaço para a desconfiança. E ninguém quer emprestar ou vender a prazo para quem não paga suas contas. Mas afinal de contas, como descobrir se uma pessoa está com o “nome sujo” no mercado? É aí que entram as instituições de proteção ao crédito, como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e SERASA.

Esses são dois principais bancos de dados para inadimplentes. Eles registram todo mundo que deixa de honrar suas dívidas, permitindo a consulta por parte de instituições interessadas, como bancos e outras empresas. Antes de confirmar a abertura de um crédito, por exemplo, o banco secretamente confere se o seu nome não está na lista de mal pagadores.

Mas será que estar com o nome sujo é tão ruim assim? A resposta, infelizmente, é sim. Não é nada legal ser visto de forma negativa pelo mercado. Talvez você não se importe com o que as pessoas pensam, mas deve se preocupar com o que o mercado pensa. Afinal de contas, sempre precisamos de serviços financeiros básicos, como fazer compras, e outros não tão básicos, como pegar um crédito emprestado.

Abertura de conta jurídica com restrição no nome

E para abrir conta juridica com restrição no nome? Dá para fazer com o nome sujo? A resposta é: depende. Cabe a cada uma das instituições financeiras, por deliberação interna, decidir se libera ou não uma conta corrente para o negativado. Trata-se de autonomia conferida pelo próprio CMN (Conselho Monetário Nacional), instituição máxima em assuntos financeiros no país. Os bancos digitais como Nubank, Inter e Neon deveriam na teoria, aceitar de forma mais simples clientes com restrições brandas, mas na prática isso não vem ocorrendo. Os bancos tradicionais vem sendo ainda, um aliado para quem possui restrições financeiras.

A boa notícia é que a abertura de conta não depende apenas da situação da pessoa junto aos órgãos de proteção ao crédito. As instituições financeiras trabalham com um vasto conjunto de parâmetros que ajudam a decidir sobre liberar ou não uma conta corrente jurídica. Entre os principais deles está o Score, uma pontuação que varia de zero até 1000. Não entendeu? A gente explica.

Entenda como funciona o Score

Pense no Score como uma pontuação que classifica cada um dos brasileiros maiores de idade de acordo com o seu comportamento no mercado, em especial no que diz respeito ao pagamento das contas dentro do prazo. Quanto maior a pontuação de uma pessoa, melhor a sua relação no mercado. Uma nota próxima de 1000 indica baixa probabilidade de inadimplência.



Notas baixas, no entanto, são consideradas fator de risco. Pessoas com Score deficiente tendem a contrair dívidas com mais facilidade. Tudo isso baseado no histórico de consumo não apenas da pessoa em questão, mas de todo o grupo que se encontra na mesma faixa de pontuação. Aqui é que entra um paradoxo: pode ser que alguém esteja negativado, mas com Score alto.

Ou seja, apesar de uma dívida recente, o histórico de consumo no mercado revela baixa tendência para a inadimplência. Nesses casos, conseguir a abertura de conta jurídica é possível, mesmo com a negativação. Por isso falamos que a abertura de conta, nessa situação, varia bastante, dependendo da avaliação realizada pela instituição financeira e critérios utilizados.

Como abrir conta jurídica estando negativado

Ter uma conta jurídica é importante até mesmo para conseguir se recuperar após um momento de crise financeira. Quem empreende no mercado precisa realizar transações com frequência, como pagamento de contas e recebimento de dinheiro, através de transações. Para conseguir uma conta jurídica mesmo estando negativado é importante seguir alguns passos simples.

Renegocie a dívida

O passo mais recomendado é procurar renegociar a dívida. Assim que acontece a renegociação, o nome da pessoa é removido dos cadastros de inadimplentes, tendo em vista que a dívida passa a existir com novos prazos para pagamento. Esse simples procedimento pode te ajudar a conseguir abrir contas e realizar outros contratos jurídicos sem complicações.

Melhore o seu Score

Outra dica para garantir que você não receba um grande não na hora de abrir a sua conta jurídica é melhorando a sua pontuação no Score. Por se tratar de uma pontuação referente ao comportamento no mercado, o melhor a se fazer é começar a pagar as contas em dia. Não deixe que as prestações acumulem e, sempre que possível, faça o pagamento integral, sem parcelamentos.

Abrir conta jurídica com restrição no CPF é possível, mas essa é uma decisão que cabe à instituição financeira. Isso não significa que você deve ficar parado. Muito pelo contrário, tome providências para que a instituição te reconheça como digno de confiança no mercado.

Procure por instituições menos burocráticas

A melhor dica é procurar por instituições financeiras que permitem a abertura de conta mesmo para negativados, é raro mas existem. Empresas que compreendem bem a sua situação e estejam abertas para te ajudar a superar essa fase ruim. Contas digitais para pessoa jurídica como a conta digital PJ do Conta Simples têm o propósito de tornar a vida do empresário mais simples.

Evite instituições burocráticas, que exijam a comprovação de renda e realizam diversas análises antes de dar o aval sobre a abertura da conta. Tudo que você menos precisa nesse momento é de uma instituição criando barreiras. Você precisa de uma conta que te ajude a restaurar o seu patrimônio, de preferência gratuita, para que não exista preocupação com tarifas.

Abrir conta jurídica com restrição no nome é possível sim!


O ponto de encontro das fintechs e revolução financeira no país.