Meios de Pagamento
Apple Card será o assassino de fintechs?
A Apple estava devendo inovação, ou melhor: estava na hora de lançarem algo que brilhasse os olhos dos clientes.
A apresentação usual, em Cupertino (USA), foi tomada por milhares de comentários na rede sobre os novos negócios da Apple: um serviço de assinatura de revistas (o Apple News), uma plataforma de games (o Arcade), um serviço de streaming para concorrer com a Netflix (a Apple TV+) e…um cartão de crédito, o Apple Card.
Steve Jobs ficaria feliz.
O cartão da Apple
O Apple Card virá com um super app, conectado ao Apple Pay e terá obviamente, toda tecnologia que se preze, para um serviço global financeiro. Além disso o cartão vai funcionar com um sistema interessante de cashback. Nomeado de Daily Cash, a empresa devolverá 2% de qualquer compra que o cliente do cartão fizer. Para compras nas lojas Apple, o retorno chegará aos 3%! Quem solicitar o cartão físico, receberá 1% sobre o valor da compra.
O cartão de crédito não terá número específico, data de vencimento ou código de segurança.
O app do Apple Card permitirá com que o usuário faça pagamentos de faturas customizadas: mensal, semanal ou quinzenal, dependendo da necessidade de crédito do cliente. Segundo a empresa, as taxas de juros do cartão da Apple serão menores do que os cartões do mercado. A empresa afirmou também, que não serão cobradas tarifas para uso do cartão em compras nacionais ou internacionais.
O lançamento do cartão da Apple superou os comentários inclusive, da rede de filmes planejada pela empresa. O banco Goldman Sachs e a Mastercard são parceiras da empresa nesse novo produto.
Agora começa o teste de bancos e fintechs
O lançamento do cartão da Apple pode chacoalhar (literalmente) qualquer estratégia de cartão de crédito mundial. Por um simples motivo: a Apple tem muito cliente. Só para se ter uma ideia, o Apple Music (vice, do líder Spotify) tem 56 milhões de assinantes. Em 2015 eles tinham zero.
A Apple faturou U$265 bilhões em 2018, U$39 milhões são receitas de serviços. É a única empresa mais próxima de valer U$1 trilhão e tem cerca de 217 milhões de iPhones ativos (fonte Satista). Imagina esse poder todo, sendo movimentado para esse braço fintech do grupo?
Agora é que vem o teste para bancos e fintechs.
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Acompanhe o vídeo do Apple Card.