Meios de Pagamento
Baidu vai vender participação de US $ 1,9 bilhão em unidade de serviços financeiros
O movimento ajudará a empresa com sede em Pequim a ir de igual para igual com Alibaba e Tencent
Deixe a batalha começar. O ecossistema de tecnologia financeira está começando a se tornar extremamente competitivo com a notícia de que a Baidu está vendendo uma participação majoritária em seus serviços financeiros por US $ 1,9 bilhão para um consórcio liderado pela TPG Capital e pelo Carlyle Group.
A medida acontece quando a empresa de tecnologia sediada em Pequim , especializada em serviços relacionados à Internet, produtos e inteligência artificial, busca financiamento para assumir firmas de fintech estabelecidas na China.
Na verdade, essa injeção de dinheiro dará ao Baidu o impulso necessário para reduzir a diferença entre os gigantes de alta tecnologia Alibaba e Tencent no setor de serviços financeiros on-line.
O acordo também acontece em um momento em que o governo da China está apertando as regulamentações do mercado de empréstimos para conter o sistema bancário paralelo e pressionar os bancos a reduzir o endividamento excessivo.
O Baidu’s Financial Services Group, ou Baidu FSG, administra o sistema de pagamento Baidu Wallet, um serviço de crédito on-line e uma plataforma on-line de gestão de patrimônio.
“Esta transação marca outro marco para a Baidu incubar novos negócios”, disse Robin Li, chairman e CEO da Baidu , em um comunicado, divulgado pelo TechCrunch, um site de notícias da indústria de tecnologia dos EUA.
O Baidu ficará com cerca de 42% da operação, renomeada como Du Xiaoman Financial, que operará de forma independente. O restante do Du Xiaoman será de propriedade do consórcio, que também inclui o Taikang Group e a ABC International, afirmou o Baidu.
Guang Zhu, vice-presidente sênior da Baidu e gerente geral do negócio de serviços financeiros, se tornará CEO da Du Xiaoman, informou a Baidu em um comunicado.