Meios de Pagamento
Banco Central autoriza sistema de pagamentos pelo WhatsApp

O Banco Central (BC) autorizou nesta terça-feira (30/03) pagamento através do WhatsApp. A empresa Facebook Pagamentos do Brasil será um “iniciador de pagamentos”, dessa forma, os usuários desse aplicativo de mensagens podem fazer a transferência de recursos entre si.
Foi concedido à Mastercard e Visa autorização para dois “arranjos de pagamentos” abertos, como por exemplo depósito, transferência, doméstico e pré-pago. O WhatsApp fará parte desse arranjo, o que possibilita transferências através do aplicativo.
Em consideração ao modelo que foi autorizado pelo BC, o WhatsApp só poderá iniciar as transações por meio das contas dos clientes em instituições financeiras nas quais são correntistas. Com isso, deve ser utilizado no aplicativo o número do cartão de débito ou pré-pago e que possuem bandeiras MasterCard ou Visa.
Entretanto, nas autorizações ofertadas nesta terça-feira (30/03), não há inclusão dos pedidos da Mastercard e Visa para que tenha funcionamento desses arranjos de compra relacionados com o programa Facebook Pay, que continua em análise no Banco Central.
De acordo com o BC, tais operações podem ser feitas logo após o WhatsApp permitir a funcionalidade ao cliente e a tarifa que será cobrada em transações bancárias ainda será escolhida pelo aplicativo.
O Banco Central acredita que essas autorizações abrirão perspectivas novas na redução de custos para usuários que utilizam serviços de pagamentos.
O que seriam iniciadores de pagamentos?
Nestes serviços, o consumidor permite que a instituição financeira na qual é correntista faça pagamentos diretamente para o lojista, sem que seja necessário fazer acesso no aplicativo, com o débito em suas contas de depósito ou de pagamento.
Por fim, os intermediários são eliminados, como por exemplo, os cartões de crédito.
Fonte: Seu Crédito Digital
