Meios de Pagamento
Consumidores se preocupam com segurança de aplicativos fintech
Quase um terço dos consumidores bancários dos Estados Unidos usam aplicativos online e móveis para gerenciamento de dinheiro, mas muitos se preocupam com a privacidade de seus dados usados nesses aplicativos e querem mais controle sobre o que pode ser acessado, de acordo com uma nova pesquisa conduzida pela The Clearing House.
Entre os 1.500 consumidores pesquisados no estudo:
- Dois terços disseram que estão muito ou extremamente preocupados com a privacidade dos dados quando usam aplicativos de tecnologia financeira.
- Cerca de metade se sente desconfortável em compartilhar informações financeiras e de pagamento com os aplicativos.
- Quase um quarto disse que não usaria um aplicativo que armazene as credenciais de sua conta bancária (embora seja isso que muitos aplicativos fintech façam para acessar informações com rapidez e facilidade).
- Menos de 40% acham que os aplicativos de tecnologia financeira que eles usam vendem seus dados para terceiros ou os usam para gerar informações do usuário.
- Cinqüenta e seis por cento gostariam de controlar quais de suas contas financeiras e tipos de dados podem ser acessados por qualquer terceiro.
Depois de saber que muitos provedores de aplicativos fintech, como parte de seus termos e condições, obtêm o consentimento dos consumidores para usar seus dados para outros fins que não o próprio aplicativo, quase metade dos usuários de fintech disseram que agora são menos propensos a usar esses serviços.
“Como os consumidores estão cada vez mais usando aplicativos de tecnologia financeira, precisamos garantir que suas informações financeiras sejam acessadas com segurança”, disse Dave Fortney, vice-presidente executivo de desenvolvimento e gerenciamento de produtos da TCH, em um comunicado à imprensa. “Bancos e fintechs precisam trabalhar juntos para desenvolver métodos mais seguros para o compartilhamento de dados controlado pelo consumidor.”
No final deste ano, a TCH anunciará medidas destinadas a promover a segurança, a proteção e a transparência do compartilhamento de dados do consumidor, segundo o comunicado.