Connect with us

Meios de Pagamento

Facebook pode adquirir a M-Pesa

Published

on

Se confirmada, essa pode ser uma das melhores investidas de Mark Zuckerberg no mundo. Responsável por adquirir tecnologias aderentes com a estratégia do Facebook, Mr. Zuckerberg vem se mostrando um importante comprador de inovação. A visita recente em centros de tecnologia na África virou um sinal.

m-pesa

Mark Zuckerberg em visita ao Quênia. Foto: ZIPO

Depois de Instagram, WhatsApp, MSQRD, Oculus e tentar adquirir o Snapchat, já fica clara e evidente que a rede social quer cobrir todas possibilidades do universo mobile. E não é diferente quanto pagamento se torna um poderoso aliado para aumentar significativamente as receitas.

Em Outubro do ano passado, Mark Zuckerberg e seu fundo de venture capital (o Iconiq Capital) investiu na Adyen. Veja a notícia aqui. E agora, os rumores citam a possível investida do próprio Facebook em adquirir a expressiva M-Pesa, solução financeira móvel do Quênia que é tida como uma das grandes fintechs africanas. A empresa sediada em Nairobi, é a maior plataforma móvel de pagamento da África, em termos de impacto econômico. Através de um sistema que permite transferência de dinheiro e pagamento de contas via celular, a M-Pesa processou no primeiro semestre desse ano cerca de U$20 bilhões de dólares. Mas por que ela é tão impactante?

m-pesa

Foto da cobertura da M-Pesa na África. Foto: Reprodução M-Pesa

Primeiro porque ela entra em locais desafiadores, em termos de logística e política. Quênia, Tanzânia, Índia e outros países africanos já usam a solução da Vodafone para fazer todos tipos de transações financeiras. Segundo, porque ela atua exatamente nos africanos com dificuldade em ter uma conta bancária. É o SMS financeiro. Em visita recente ao Quênia e à sede da M-Pesa, Mark Zuckerberg demonstrou interesse em fazer parte da revolução financeira que a M-Pesa está capitaneando.

Se concluído o rumor, o Facebook terá uma arma poderosa para controlar o dinheiro na África e levar a solução da M-Pesa através da cobertura da rede para outros continentes. Será genial.

O ponto de encontro das fintechs e revolução financeira no país.

Advertisement
Click to comment