Connect with us

Meios de Pagamento

INNOVATION PAY – O evento de pagamentos focado na inovação!

Published

on

Dia 02/12 de 2016 foi um dia muito especial.

Realizamos o Innovation Pay e isso cravou uma bandeira importante no segmento, especialmente se tratando de inovação. Com um dia inteiro de palestras, painéis e um Demoday Fintech, o evento premiou com conteúdo relevante, as 400 pessoas presentes. As fotos oficiais do evento estão nesse link: Fotos Oficiais Innovation Pay.

Veja o resumo do evento abaix.

innovation-pay-evento7

Innovation Pay 2016. Foto: Pagamento.me

Para ter uma dinâmica melhor, ilustramos abaixo como foi cada parte do evento.

Luciano Pires – o host

O início do evento teve o anúncio do host Luciano Pires, que conduziu o dia todo do evento. Apresentando todos convidados e palestrantes e também oferecendo pequenas pílulas de conhecimento entre cada tracking. Fundador do Café Brasil, Luciano é um escritor e palestrante de peso. Foi nessa pegada, a decisão de convidá-lo.

innovation-pay-evento13

Luciano Pires abre o evento. Foto: Pagamento.me

innovation-pay-evento11

Provocações de Luciano Pires. Foto: Pagamento.me

Marcelo Mattar – Samsung Pay

O primeiro convidado veio para falar de mobile payment e a mudança de consumo, que cada pessoa passou, depois da popularização dos smartphones. Marcelo Mattar, da Samsung, abriu o evento com dados da Samsung Pay e de como as pessoas podem pressionar os varejistas para uma nova forma de pagar. Uma baita aula de mobilidade!

innovation-pay-evento-marcelo-mattar

Marcelo Mattar da Samsung. Foto: Pagamento.me

Sergio Kulikovsky – Acesso

Fundador da Acesso, Sérgio tem um histórico de empreendedorismo interessante. Segundo a subir no palco, o presidente da Acesso, mostrou o porquê da Acesso ser um dos grandes cases fintechs do país. Com 420 mil cartões emitidos, R$150 milhões de recargas mensais e 2 milhões de transações, a empresa fundada em 2010, já é o maior nome em pré-pago do país. Está na hora de alguém de fato cuidar dos desbancarizados.

Pelo histórico do Sérgio e da Acesso, o caminho é bom.

innovation-pay-evento-acesso

Sérgio Kulikovsky da Acesso. O negócio bilionário dos pré-pagos. Foto: Pagamento.me

Tom Canabarro – Konduto

Em uma das palestras mais elogiadas do dia, Tom – fundador da Konduto, mostrou como funcionam as fraudes on-line e como ela vira um transtorno para lojistas em todo mundo. Segundo o empreendedor, a cada 26 compras, uma é tentativa de fraude. E foi categórico: “não existe fraude zero, mas é possível reduzir sempre!”

A Konduto é uma das poucas empresas a usar inteligência artificial de fato, em suas soluções.

innovation-pay-evento-konduto3

Tom Canabarro: combate às fraudes usando inteligência artificial. Foto: Pagamento.me

innovation-pay-evento-tom-konduto

Tom da Konduto, faz o teste em tempo real de checagem de fraudes. Foto: Pagamento.me

Thais de Gobbi – Machado Meyer

Com um dos escritórios de advocacia mais importantes do país, a Machado & Meyer vem fazendo um trabalho muito importante com as fintechs, especialmente em assessorá-las na regulamentação. Thaís de Gobbi, uma das especialistas em regulamentação de fintechs do país, subiu no palco para explicar qual o tamanho do desafio para startups dessa natureza. Temas como moedas virtuais, empréstimos, pagamentos e investimento, estiveram presentes no papo da Thaís com os participantes.

Ao descer do palco, antes do intervalo, a Thaís foi procurado por diversos empreendedores presentes.

innovation-pay-evento-thais

Thais de Gobbi, da Machado & Meyer. – Foto: Pagamento.me

Gilmar Hansen – Clearsale

A Clearsale é o maior antifraude do mercado brasileiro. Pioneira e líder, a empresa ajudou a levantar o Innovation Pay. Em processo de internacionalização, a empresa que há tempos ajuda o e-commerce no Brasil, mostrou porque lidera esse negócio de antifraude no país. Hansen, também ilustrou o movimento Compre & Confie, que promove a conexão de pessoas e empresas para o combate às fraudes.

Foto: ilustração Pagamento.me

A Clearsale tem cara de unicórnio.

O Cavalo e o Panda – Sax in the Beats

innovation-pay-evento6

Sax in the Beats on the Stage. Foto: Pagamento.me

O Cavalo e o Panda (na verdade o Sax in the Beats) animaram os intervalos e início de cada café. Foi um dos pontos altos do evento, que seguiu com uma dinâmica de apresentações, painéis, premiações e também com forte networking nos espaços do hotel.

O sucesso foi tanto, que as pessoas pediram para eles subirem no palco principal.

José Prado – Conexão Fintech

c0035t01

José Prado – fintechs são uma realidade. Foto: Pagamento.me

O José Prado foi convidado pela organização do Innovation Pay para ilustrar a mudança da tecnologia financeira e como as fintechs estão pressionando os bancos a se reorganizarem. Além disso, Prado apresentou o início do Demoday das Fintechs de Pagamento. Numa apresentação bem importante do dia, Prado lançou provocações no público, que fez com que todos ficassem grudados no palco.

DEMODAY – FINTECHS

Nossa ideia inicial era trazer algumas startups de pagamento que mais impactam o movimento atual do setor. Decidimos por fazer uma competição de startups, com uma votação em tempo real, para premiar a fintech mais bem avaliada durante a apresentação da competição. As fintechs Moneto, Aceita Fácil, IDwall, Pop Recarga, Tá Pago, Bit.One e seus fundadores, subiram no palco para falar durante 5 minutos sobre suas empresas. Também foi aberto um tempo para três perguntas da platéia para eles.

innovation-pay-evento-demoday-fintech

Votação do Demoday Fintechs – Innovation Pay. Foto: Pagamento.me

No final, as fintechs Pop Recarga e IDwall foram as mais votadas do público presente e dividiram o prêmio de R$3 mil reais que foi oferecido pelos patrocinadores.

Lincoln Ando – IDwall

lincoln-ando-innovation-pay-evento

Lincoln do IDwall deixa todos da platéia curiosos. Foto: Pagamento.me

Vencedora do 1º Demoday Fintechs – Innovation Pay, a startup IDwall impressionou os 400 presentes do evento. Focada na checagem de dados críticos, KYC e processos de prevenção a fraudes, a fintech explicou porque os bancos, adquirentes e empresas do setor estão procurando as soluções deles.

Júlio Figueiredo – Pop Recarga

innovation-pay-evento-pop-recarga

Julio da Pop Recarga – apresentação vencedora do Demoday. Foto: Pagamento.me

Numa apresentação bem dinâmica e bem humorada, a Pop Recarga passou bem a mensagem do porque terem a missão de ajudar milhões de brasileiros sem conta em banco. Com um forte apelo social, Júlio e a Pop, deram o recado tão forte, que a platéia validou: a Pop Recarga foi a outra vencedora do 1º Demoday Fintechs – Innovation Pay.

Um dos pontos altos do evento.

Marcos Arruda – Moneto.

innovation-pay-evento-arruda

Arruda da Moneto. Bom ficar de olho. Foto: Pagamento.me

Arruda, tem uma larga experiência em pagamentos. Foi um dos co-criadores da Boldcron (vendida para a Uol) e também é um dos realizadores da Concil, plataforma de conciliação líder do segmento. Não podíamos esperar nada diferente, a não ser uma startup com cara de gigante, que é o caso da Moneto.

Impressionante, Arruda.

Claudio Meinberg – Aceita Fácil

Um sub-adquirente diferente subiu no palco do Innovation Pay. Meinberg, fundador do “Aceita”, criou uma infraestrutura completa para facilitação de pagamentos e despertou um dos momentos mais participativos por parte da platéia.

Claudio Meinberg, Aceita Fácil. Foto: Pagamento.me

Com uma apresentação focada na solução e no problema de soluções no país, Meinberg exemplificou os principais desafios em se receber pagamentos hoje em dia e deu o tom: facilitar pagamentos é nosso negócio.

Thiago Augusto – Bit.One

innovation-pay-evento-thiago-bitone

Thiago da Bit.One. Bitcoins, Blockchains e futuro. Foto: Pagamento.me

A Bit.One é daquelas que sobem no palco para incendiar. Thiago, fez uma apresentação bem bacana sobre a fintech, mas também colocou o tema bitcoin/blockchain como pano de fundo para ilustrar as oportunidades do momento atual no mundo.

Incendiou a platéia, tanto que faltou tempo para tantas perguntas do público.

Vinicius Amorim – Tá Pago

innovation-pay-evento-tapgo

Vinicius da Tá Pago, uma fintech de respeito. Foto: Pagamento.me

A Tá Pago tem cara de grande. Mesmo.

Vinicius Amorim, o fundador da empresa mostrou como a fintech conseguiu em pouco tempo criar uma solução completa para a gestão de benefícios (Alimentação, Refeição e Convênio). Num mercado monopolizado como o de benefícios, foi clara a surpresa dos participantes, por constatarem que uma fintech pode ter a agilidade e inovação que gigantes não conseguem.

Fiquem de olho nessa fintech.

Inovação, Ruptura e Regulamentação

A tarde foi marcada pelos três temas do título. Depois da chacoalhada do Demoday Fintechs, foi a hora do Google, Banco Central, Stone e cia, assumirem o palco.

Guilhermo Bressane – Google

innovation-pay-evento-google

Quando o Google se interessa por um setor…Foto: Pagamento.me

“Quando o Google faz presença, o peso do evento aumenta”. Essa foi uma das expressões ouvidas nos bastidores do Innovation Pay. Convidamos o Guilhermo Bressane, que é Head de Finanças do Google e que trouxe um dos pontos máximos do evento. A visão do Google e do próprio Guilhermo fez com que 400 pessoas ficassem em silêncio.

Todos ávidos para entender que esse negócio de pagamentos, não é só coisa de meios de captura.

Vanessa Fialdini  – Fialdini Advogados

innovation-pay-evento-vanessa

Vanessa Fialdini – regulamentação de responsa. Foto: Pagamento.me

A Vanessa Fialdini, é uma das melhores colaboradoras do portal Pagamento.me. Não foi diferente também no evento. A advogada, que é uma das maiores especialistas em adquirência / sub-adquirência de pagamentos no Brasil, abriu uma das trackings mais esperadas do dia: a do Banco Central.

Vanessa ilustrou o momento atual do setor e conduziu o primeiro bloco da regulamentação.

Fábio Lacerda – Banco Central

innovation-pay-evento-banco-central

A surpresa do dia: Fábio Lacerda do Bacen. Foto: Pagamento.me

Numa das palestras mais bem avaliadas do evento, o Diretor do Banco Central Fábio Lacerda, quebrou o gelo literalmente. Enquanto todos esperavam uma apresentação nos moldes governamentais, Lacerda trouxe uma visão muito rica sobre regulamentação. Inclusive provocou uma das discussões de maior impacto do dia.

fialdini banco central

Painel sobre regulamentação de pagamentos. Foto: Pagamento.me

O público ficou impressionado com o domínio e com a transparência com que o Banco Central vem tratando um tema tão importante para o setor.

Augusto Lins (Stone), Alan Chusid (Neon), Rodrigo Dantas (Vindi) e J. Renato Hopf (4all) – Painel – Novos Entrantes

innovation-pay-evento-painel2

Painel novos entrantes. Foto: Pagamento.me

Momento muito esperado do dia (e último bloco) o painel dos novos entrantes não poderia ser mais bem representado. O painel foi conduzido pelo Rodrigo Dantas, da Vindi. A visão de três inovadores (e pioneiros) do mercado de pagamentos, fechou com chave de ouro a tarde do evento.

Os principais assuntos abordados foram: quebra de monopólio, regulamentação,  tirar um negócio do zero e brigar com gigantes. Foi assim com os três convidados do painel, que em seus segmentos, tiveram que abrir caminho para criar um novo mercado ou uma nova ordem em seus setores.

Painel de peso. Foto: Pagamento.me

José Renato (co-fundador da Getnet e 4all) tem no histórico a abertura do mercado de cartões no país, onde só existiam dois únicos players no mercado de adquirência. Lins, diretor da Stone, também carrega nas costas a compra de uma gigante (como a Elavon) e o novo momento do mercado de adquirência no país. O jogo mudou.

innovation-pay-evento-j-renato-hopf

José Renato Hopf, um inovador e pioneiro. Foto: Pagamento.me

Para o Banco Neon, um banco fora da curva e criado por jovens, a história também não é fácil – num mercado tão consolidado como os dos bancos. Alan Chusid, diretor do Neon – falou sobre os desafios de se criar um banco digital e também sobre a relação do Neon com os órgãos, concorrentes e clientes.

Em todo momento, o elemento mais presente no painel era o da ruptura entre o velho e o novo. Da tão citada disrupção. Brigar com gigantes estabelecidos (e com um recurso infinito) nem sempre é uma boa luta, mas é de fato, uma oportunidade para quem tem coragem e determinação.

augusto-lins-innovation-pay-evento

Augusto Lins, da Stone. Foto: Pagamento.me

A frase dita pelo Jose Renato Hopf, durante o painel, ilustra bem o que a maioria dos presentes no evento acredita:

“Crie o mercado, a regulamentação acompanha você”.

Inovação é isso.

Rodrigo Dantas – Vindi

rodrigo dantas vindi

Rodrigo Dantas, Vindi. Foto: Pagamento.me

O último a subir no palco do evento foi o Rodrigo Dantas, da Vindi, que trouxe o tema futuro para o Innovation Pay. Vender sempre, aprovar mais ou liderar um setor já não é mais exclusividade de grandes conglomerados. Esse foi o principal pilar da apresentação de Dantas, que frisou bem como grandes empresas morrem e se perdem na cegueira corporativa.

“A economia da recorrência, do compartilhamento e o surgimento de novas tecnologias, vão impulsionar cada vez mais o nascimento de novas empresas e a distribuição das soluções que ameaçam os negócios tradicionais”, segundo Dantas.

Innovation Pay 2017

Já estamos na pré-produção do evento. Fique de olho! A segunda edição tem data, local e formato.

Fique ligado em: http://innovationpay.com.br/

Perguntamos no fim do evento, se tinha sido “um bom dia” e quem iria sair dali com a cabeça diferente. Tá aí uma foto que ilustra bem o primeiro Innovation Pay.

innovation-pay-evento10

Encerramento. Foto: Pagamento.me

Nos vemos lá novamente!

Fique ligado: http://innovationpay.com.br/

O ponto de encontro das fintechs e revolução financeira no país.