Connect with us
fintechs de investimento fintechs de investimento

Investimentos

Maiores fintechs de investimento

Published

on

As as maiores fintechs de investimento têm se mostrado uma das melhores opções na hora de escolher uma plataforma para investir. Esse tipo de negócio usa a tecnologia para tornar os investimentos mais simples, rentáveis e muito menos burocráticos.

Outras diferenças que as fintechs de investimento possuem em relação ao sistema financeiro tradicional são a simplicidade e transparência. Elas procuram sempre abrir todas as variáveis que podem influenciar no seu investimento.

Os investimentos dentro das fintechs podem ser relacionados ao mercado financeiro, criptomoedas, imobiliário ou câmbio. Tudo isso fez com que as fintechs de investimento se popularizem. 

Mas como esse mercado funciona no Brasil? Quais são as maiores e mais famosas fintechs de investimento? Continue lendo para saber as respostas.

Como funciona o mercado de fintechs no Brasil?

As fintechs de investimento funcionam predominantemente no ramo virtual, focando em ter o cliente no centro da estratégia.

O mercado se iniciou pouco antes de 2017, quando o BACEN iniciou a busca por regularizar fintechs de empréstimo. Isso possibilitou a criação de regulamentos que permitiam que elas operassem sem oferecer riscos aos investidores.

Desde então o mercado continua crescendo. Segundo uma pesquisa feita pela Distrito Dataminer, 49,6% das fintechs brasileiras foram criadas entre 2016 e 2019.

Mesmo com a pandemia da Covid-19, o mercado se manteve em expansão. De acordo com o relatório “2021 Global Fintech Rankings”, 2020 foi o ano de maior expansão no setor no mundo inteiro.

Isso fez com que o Brasil se consolidasse como um dos grandes ecossistemas de fintechs. Nosso país subiu cinco posições no ranking global, alcançando o 14° lugar.

Maiores fintechs de investimento do mercado

Como oferecem serviços mais práticos e descomplicados, as fintechs de investimento estão crescendo cada vez mais, não só no Brasil mas também no mundo inteiro. 

Separamos as maiores e mais reconhecidas fintechs de investimento para você conhecer.

Toro Investimentos

Fundada em 2010, a Toro Investimentos é reconhecida por ser a primeira fintech brasileira. 

Sua forma de trabalhar é totalmente independente dos bancos. Ela oferece total praticidade e simplicidade para seus clientes encontrarem os melhores investimentos. Atualmente a empresa é especialista na Bolsa e autorizada por entidades como CVM, Banco Central e B3.

Easy Invest

A Easy Invest é uma das primeiras fintechs com foco imobiliário. Em 1999 criou uma plataforma online e atua sobre ela desde então. 

Seu atendimento é simples e muito fácil para esse tipo de transação. Além disso, a Easy Invest tem taxa zero de custódia.

XP Investimentos

A XP Investimentos atua como corretora de câmbio, títulos e valores mobiliários. Com sua estrutura sólida e reconhecimento, ela permite atuar em diversos segmentos e países.

Além disso, a XP Investimentos tem rentabilidade de 200% do CDI.

Vitreo

A Vitreo é uma fintech renomada no mercado financeiro por sua experiência.

Fundada em 2018, a empresa já possui fundos de investimento de caixa, renda fixa, multimercados, multiestratégia, proteções, imobiliários, renda variável e temáticos. 

Avenue

A Avenue é uma fintech americana para brasileiros. 

Ela permite a abertura de contas para brasileiros que queiram investir nos Estados Unidos. Seu principal foco é criar essa ponte entre os brasileiros e os investimentos no exterior. Atualmente eles já passam de 300 mil investidores.

Warren

A Warren é a primeira fintech no Brasil que aplicou o modelo de investimento por objetivos. Ou seja, eles analisam o perfil do investidor e apresentam qual é o melhor tipo de investimento para o momento de vida que ele está passando. 

Magnetis

A Magnetis foi fundada em 2015, desde então é reconhecida como uma das melhores fintechs do mercado para se investir. 

Um de seus diferenciais é o cashback de comissões, onde a empresa devolve 100% do valor que o assessor e a corretora receberiam caso fossem responsáveis por seu imóvel.

Foxbit

Fundada em 2014, a Foxbit é uma corretora que atua com Bitcoins e outras criptomoedas. 

Essa fintech é responsável pela intermediação na compra e venda de moedas digitais, com saques e depósitos em reais e também criptomoedas.

Mercado Bitcoin

O Mercado Bitcoin também é uma corretora que atua com bitcoins e criptomoedas. 

Através de sua plataforma totalmente online, ele permite que seus investidores realizem negociações e transações com Bitcoin, Ether, XRP, Bitcoin Cash, Litecoin e outros criptoativos. Além de possibilitar depósitos e saques em reais.

BitcoinTrade

A BitcoinTrade foi fundada em 2017 e é uma fintech com foco em moedas digitais. 

Atualmente eles estão entre os líderes do mercado nacional e com o crescimento linear com novos clientes. Seu foco é entregar de maneira simples, segura e ágil a compra e venda de moedas digitais.

Qual é o futuro das fintechs de investimento?

O costume de economizar e investir não é tão comum no Brasil. Apenas 10% de toda a população tem dinheiro guardado. Mas essa noção sobre poupar e investir está começando a ser despertada, então é possível imaginar o tamanho da transformação que esse mercado irá passar em um período a curto prazo. 

Como falamos, muitas das fintechs de investimento continuam crescendo, e algumas delas até já se tornaram “unicórnios”, ou seja, empresas que têm valor de mercado superior a US$ 1 bilhão.

A tendência é que o número de usuários que queiram usar fintechs de investimento só aumente, e a facilidade que as contas digitais trazem ao usuário só irá deixar esse processo ainda mais rápido.

Vantagens de investir em fintechs

Se ainda assim você não está convencido sobre a fintechs de investimento, separamos algumas das principais vantagens que elas oferecem:

Agilidade

Diferente dos bancos tradicionais, nas empresas fintechs todo o processo é muito agilizado. 

Por exemplo, o pagamento de um débito em empresas tradicionais pode demorar de 2 a 3 dias úteis para cair. Já nas empresas fintechs esse tipo de pagamento é realizado em até 24h. Se você precisa de dinheiro rápido para fazer outras transações, essa é uma grande vantagem. 

Isso explica muito porque esse tipo de negócio tem crescido cada vez mais em todo o mundo. 

Todo processo é on-line

O processo burocrático de ir até o banco, presencialmente, para resolver questões financeiras já deixou de ser uma realidade para muitos brasileiros. 

Essa é outra vantagem que as fintechs de investimento oferecem: a comodidade de realizar tudo on-line, além da economia de tempo. 

Seja para criar sua conta, começar a investir ou realizar outras transações, tudo pode ser feito pelo aplicativo, evitando que você perca horas em uma fila de banco. 

Taxas de juros baixas

Além do benefício ser totalmente mais rápido, as fintechs de investimento possuem as taxas de juros muito mais baixas quando comparadas aos bancos tradicionais. Elas também permitem que você consulte quais são as taxas antes de escolher pelo serviço. 

Outro ponto bacana, é que as empresas fintechs não cobram taxa sobre a manutenção do cadastro, até mesmo em casos que a conta fique inativa, você não precisa fazer nenhum pagamento.

Tecnologia de dados e segurança da informação

A tecnologia sobre os dados e segurança das informações dos clientes está muito presente nas fintechs de investimento. Elas são responsáveis por cuidar da conta contra qualquer risco ou falha de segurança.

Porém, como o acesso e a plataforma é totalmente digital, você precisa de um login e senha para acessar sua conta. Por isso, é imprescindível o cuidado sobre seus dados para que não aconteça nenhum problema. 

O que as fintechs de investimento oferecem

Além das vantagens que vimos acima, da facilidade e transparência no atendimento, as fintechs de investimento podem oferecer a você:

  • Pagamentos instantâneos que podem ser feitos de maneira muito simplificada, como por exemplo via QR Code;
  • Cartões de crédito sem anuidade;
  • Remessa internacional de câmbio sem custos ou com taxas mais justas;
  • Gestão financeira sobre os investimentos.

Como investir em fintechs

Se você foi convencido sobre as fintechs de investimentos, chegou a hora de dar o próximo passo: investir!

Separamos algumas dicas para esse momento:

  • Pesquise sobre a fintech e escolha uma que seja renomada no mercado, garantindo mais confiabilidade em sua entrega;
  • Escolha uma fintech que esteja de acordo com o tipo de investimento que você busca;
  • Estude sobre a fintech escolhida e entenda quais são seus propósitos e como o processo de investimento é feito;
  • Analise as condições financeiras e o mercado que você irá investir;
  • Faça seu investimento.

E aí, você já conhecia as maiores fintechs de investimento? Gostou do conteúdo? Continue acessando o portal Fintechs.com.br para encontrar conteúdos como esse!