Market Share – Cartões de crédito
Seguindo nosso trabalho para identificar o mercado de pagamentos no Brasil, chegou o momento de publicarmos o relatório de cartões de crédito e o market share de cada bandeira. Assim como o mercado de adquirência, publicado anteriormente, o mercado de cartões é também, altamente competitivo, com Visa e Mastercard controlando com folga o mercado, mas movimentos regionais e pontuais de novos entrantes, mostram novo rumo para a realidade de emissores e bancos.
Pelo menos no Brasil, num mercado potencial de R$1 trilhão (que é o de cartões de crédito), a briga vai ainda se acirrar.
Market Share – Cartões de crédito
Até 2002, as bandeiras Diners, Amex entre outras, eram classificadas em relatórios do Banco Central como “Outros”, apenas Visa, Amex e Master eram divulgadas para efeito de mercado / market share. De lá para cá, a situação mudou bastante mas a hegemonia das duas principais bandeiras ainda existe. Destaque para a liderança da Mastercard, que subiu o posto de bandeira mais usada no país.
Visa
Em 2002 o market share da Visa era de pouco mais de 50%. Atualmente a bandeira corresponde por 44% do mercado brasileiro.
Mastercard
A Mastercard cresceu mesmo com o avanço e criação de novas bandeiras locais e se torna líder de mercado, com uma pequena vantagem.
Elo
A holding formada por Bradesco, Caixa e BB, segue forte o plano de ser a terceira bandeira do país. Saiu do zero para quase 3% do mercado. E vai seguir nessa batida já que a oferta combinada na rede de varejo dos bancos está alinhada. Abrir uma conta nesses bancos é sinônimo de receber um cartão ELO.
Hipercard
O Itau fez um belo trabalho junto com a Rede em capturar e dar força para essa bandeira. Criada pelo BomPreço e adquirida pelo antigo Unibanco (atualmente controlada pelo grupo Itau), a Hipercard tem uma cobertura grande em regiões do Nordeste. Em 2011, dados confirmavam mais de 600 mil estabelecimentos prontos para receber a bandeira. Tem 5,5% do mercado.
American Express
A “Amex” respondendo por 1,4% do mercado passa por um momento especial no segmento. A Elo, assumindo principal canal para o Bradesco, fez da American Express repensar a estratégia no país. Em 2004, no relatório de compra da Hipercard pelo Unibanco, apontava a “Amex” como principal alvo para ganhar mercado. No relatório a bandeira tinha 3% de mercardo. Hoje possui 1,4%.
Ainda há espaço para novas bandeiras? Sim. Olhe o caso do Nubank, que funciona mais como um app para gerenciar um cartão Mastercard, porém já ensaia a força de marca para criar uma bandeira e um banco.