Meios de Pagamento
Movile prova que os investidores ainda vêem promessas na tecnologia Brasileira
De fato, a Naspers, que investiu na Movile (complementados por coinvestidores como a Innova, que participou da rodada mais recente), têm sido uma das forças motrizes que sustentam a comunidade de startups brasileira. Ao todo, o conglomerado sul-africano de mídia e investimento em tecnologia e seus co-investidores investiram US $ 375 milhões na Movile ao longo de várias rodadas que provavelmente valorizam a empresa em cerca de US $ 1 bilhão.
Outra empresa de tecnologia brasileira, de serviços financeiros Nubank, levantou cerca de US $ 528 milhões ( de acordo com a CrunchBase ) e está avaliado em cerca de US $ 2 bilhões, colocando-o em cheio no “clube do unicórnio”, como o americano Venture Latina Capital Association observou, no início deste ano.
O executivo-chefe Fabricio Bloisi e um porta-voz da Naspers se recusaram a comentar a avaliação da Movile.
“Meu sonho não é se tornar um unicórnio, meu sonho é se tornar muito maior do que isso”, disse Bloisi em uma entrevista.
A Nubank e a Movile são as duas empresas independentes de capital fechado mais recentes a alcançar ou aproximar o status de unicórnio no Brasil, mas não estão sozinhas em alcançar ou aproximar-se do limiar de bilhões de dólares na América Latina. Mercado Livre foi um grande sucesso para a região (vindo da Argentina) e o serviço 99Taxi foi adquirido pelo gigante chinês Didi por uma avaliação de US $ 1 bilhão no ano passado.
Tudo isso aponta para um apetite pela tecnologia latino-americana que a Movile espera poder aproveitar com seus novos US $ 124 milhões em financiamento.
A empresa está procurando expandir seu negócio de entrega de alimentos iFood, sua empresa de pagamentos, Zoop, e sua plataforma de emissão de bilhetes, a Sympla.
Tanto a Movile quanto a Naspers vêem as empresas chinesas como seu modelo e inspiração para o crescimento, com Bloisi dizendo que está de olho na eventual oferta pública da Meituan – a varejista online chinesa como a companhia a imitar no mercado hoje em dia.
“As empresas chinesas estão indo muito bem e a Movile é muito parecida com uma empresa chinesa”, diz Bloisi.
E a estratégia de comprar e construir da empresa certamente espelha a de uma empresa de tecnologia na maior economia de mercado emergente do mundo, mais do que uma startup americana típica.
Isso se estende ao investimento da Movile no ecossistema de tecnologia em seu Brasil nativo e na região da América Latina. A empresa já possui 150 milhões de usuários por mês em todo o ecossistema de aplicativos. Através dos serviços de pagamento no clique fornecidos pela Zoop, a Movile oferece uma experiência WePay e WeChat para compradores na América Latina, disse Bloisi.