Painel novos entrantes no mercado de adquirentes – Stone, ADIQ e Global Payments
O Innovation Pay é o epicentro dos meios de pagamento no Brasil. Em 2019 se tornou o maior evento de pagamentos da América Latina, trazendo o movimento que a indústria está fazendo para a transformação digital.
O mercado nos últimos anos tem passado por grandes mudanças na descentralização e controle dos grandes players do mercado. Esta mudança tem criado novas empresas no segmento. No vídeo acima, contamos com Marcos Cavagnoli – ex-CEO, ADIQ, Marcia Mello – Presidente, Global Payments, Vinicius Carrasco – CFO, Stone, José Prado – Conexão Fintech.
O mercado
Se comparados com os setores com o resto do mundo, acabamos ficando um pouco mais atrás por conta de regulação. Tivemos por muito tempo um monopólio no mercado levando taxas gigantes para os clientes. A grande mudança que o mercado teve foi na regulação do mercado, onde em 2010 teve a quebra de exclusividade com as principais bandeiras onde tinham 2 players principais (Cielo e Rede).
Desafios na distribuição
A grande inovação foi em trazer uma nova forma das empresas e do mercado de adquirencia distribuir de forma diferente e competitiva. Atualmente, a grande distribuição para os varejistas são através dos bancos e cada banco já tinha seu player no mercado. Banco do Brasil e Bradesco com Cielo, Itaú com Rede e Santander com GetNet.
No caso da Global Payments, a distribuição é feita através de parceiros, estando perto dos facilitadores que consegue levar inovação e valor de software para o comercio. Tirando a visão da adquirência de comodite. Levando assim mais valor agregado. Seguindo na estratégia, é o tipo de segmento que você vai atender com base em segmentos que possuem grandes taxas ou mercados não tradicionais.
Inovação regulatória
Tivemos uma primeira onda de inovação que permitiu a regulamentação. Inovação está ligada a diversidade e também opção. Caso você não tenha diversidade e opção você trabalha com direcionamento.