Meios de Pagamento
A revolução dos cartões
A maioria dos usuários de cartões de crédito se perde na quantidade de informação e ofertas que estão por aí no mercado. É pré-pago, pós-pago, cartões benefícios, travel cards, cartões de débito, cartões de compra, refeição, alimentação entre outras modalidades que vêm sendo um grande desafio para consumidores. A maioria se pergunta: qual deve ter, qual deve usar…
Com uma população em forte desbancarização, o Brasil vem sendo assediado por novas empresas que se propõe a incluir os não bancarizados no sistema financeiro brasileiro de vez por todas. Mas o que será que vai ser realidade daqui há alguns anos: o plástico vai existir? Ainda teremos a dupla banco + bandeira emitindo cartões? Essa é nossa reflexão inicial do texto. Acompanhe.
A revolução dos cartões
O importante é resolver problema, certo? Se isso é o principal propósito para o nascimento de empresas inovadoras no mundo, por aqui, quando o assunto é inovação em pagamentos, as startups sempre esbarram em regulamentação. Isso é o que segura o grande avanço das fintechs, mas também o que garante um sistema financeiro aparentemente sólido. Será?
Os millennials e a geração Y vão ser exigentes e práticos na hora de abrir uma conta e escolher um cartão. Será que as empresas brasileiras estão preparadas pelo que virá? O design será imprescíndivel, pode acreditar. A nova geração de consumidores leva isso em conta de forma decisória. Além de preço, que algumas fintechs já estão quebrando, isentando tarifas de anuidade por exemplo, os novos usuários de cartões já estão exigindo mais do que os bancos atuais conseguem entregar.
O que você deveria olhar como tendência?
Google Wallet Card
Popular entre os gamers, o cartão do Google ainda não pegou como deveria. Isso vale um texto único, mas não foi bem assim para a gigante. Lançado em 2013, a empresa acreditou que os primeiros usuários iriam usar para outros fins como compras e transferência de recursos. Não vingou. Apesar de super legal, o cartão vai encerrar as atividades em junho. Agora o negócio é o app!
EBANX Dollar Card
O pré-pago da EBANX permite que você carregue o cartão com boleto e compre em qualquer lugar do mundo. Esse é um gargalo para sites como Aliexpress, Dx.com e o EBANX mandou bem na emissão do plástico.
Nubank
A Nubank dá um show em usabilidade e marketing ao lançar um app com um cartão Mastercard (sem tarifa) com um apelo jovem, de grande impacto. Mais de 5oo mil pessoas usam o cartão. Vai começar a oferecer recompensas para o usuário nos próximos dias.
Controly
Concorrente direta da Nubank, a Controly também promete falar com o público jovem num cartão sem tarifas acoplado num app para controlar os gastos.
Shift Card
O primeiro cartão que possibilitou a compra de bitcoins através de débito. Além do app, você pode conectar o cartão à uma conta na Coinbase, por exemplo.
Original
Ainda em validação, o cartão do banco Original também é 100% digital. Você abre a conta na internet e recebe um cartão, uma conta aberta e um banco todo regulamentado para você fazer operações financeiras.
Coin
Esse é definitivamente, o modelo tendência e a última geração de cartões. O Coin unifica todos os cartões (de crédito, de débito e fidelidade) num único plástico. Tudo isso de forma confiável. No último verão americano, a empresa arrebentou no buzz.
Curve
Assim como o Coin, o Curve unifica os cartões em único plástico. Mas o grande diferencial é que ele possibilita o gerenciamento através de um aplicativo bem bacana.
Plastc
Outro que unifica os cartões e que faz com uma diferenciação é o Plastc Card. O cartão também vem com um app bem moderno. Além de dar um show no design.
Swyp Card
Outra pérola dos novos cartões, o Swyp é outro que unifica os dados de todos cartões que você utiliza num único plástico. O design é impressionante.
Stratos Card
O Stratos Card é outro que aposta no design para unificar em um wallet, todos cartões dos usuários. Uma funcionalidade que chama a atenção é que ele envia um push para o app, quando o estabelecimento aceita algum programa de fidelidade que o usuário participa.
Se você é um profissional do ramo, tem que ficar de olho nesses caras.