Criptomoeda
Santander lança serviço de câmbio baseado em blockchain que utiliza tecnologia da Ripple
O Santander lançou um serviço de câmbio que usa a tecnologia blockchain para fazer transferências internacionais de dinheiro no mesmo dia.
O serviço, chamado Santander One Pay FX, utiliza tecnologia desenvolvida pela empresa de blockchain Ripple. O Santander disse que é o primeiro serviço de pagamentos transfronteiriços usando blockchain a ser feito por um banco.
Blockchain, ou tecnologia de contabilidade distribuída, é uma rede descentralizada que registra uma lista crescente de transações. Ele foi originalmente usado como a tecnologia para sustentar o bitcoin, mas os bancos se tornaram cada vez mais interessados em outros casos de uso, como compensação e liquidação de pagamentos.
Geraldo Rodrigues Neto, superintendente executivo de Segmentos e Produtos para Pessoa Física do Santander Brasil, explicou:
“O serviço de remessas internacionais segue um mesmo modelo há séculos: como não há um sistema centralizador, o dinheiro circula de banco para banco, e não é possível saber nem o prazo e nem a tarifa total que será cobrada até o destino. O que queremos agora é desmistificar o câmbio, que deveria ser tão simples quanto um TED (transferência eletrônica direta), só que com a conversão da moeda no caminho”
A plataforma de câmbio acionada por blockchain do Santander está atualmente em quatro países diferentes – Espanha, Reino Unido, Brasil e Polônia. Um lançamento mais amplo é esperado nos próximos meses.
A Innoventures, uma tecnologia financeira de US $ 200 milhões, ou fundo financeiro de capital de risco criado pelo Santander, foi um dos vários investidores a participar da primeira rodada de financiamento da Ripple em 2015.
A Ripple firmou parcerias com vários bancos e outras instituições financeiras, incluindo o Santander . Os bancos estão menos interessados em usar a moeda digital XRP da empresa, mas no início deste ano duas empresas de transferência de dinheiro, MoneyGram e Western Union, anunciaram projetos envolvendo a criptomoeda.
Na quarta-feira, a Ripple investiu US $ 25 milhões em um fundo criado pela Blockchain Capital, uma empresa de capital de risco dedicada à blockchain.