Connect with us

Regulamentação

Visão geral do Banking-as-a-Service

Published

on

O Banking-as-a-Service está crescendo em prevalência, permitindo que uma gama mais ampla de empresas ofereça produtos financeiros aos consumidores.

Banking-as-a-Service

  • Banking-as-a-Service (BaaS) permite que instituições não bancárias ofereçam serviços financeiros integrando serviços bancários por meio de APIs e criando produtos com base na infraestrutura bancária tradicional
  • Ao permitir que instituições não bancárias ofereçam serviços financeiros, o BaaS incentiva a concorrência em serviços financeiros, por sua vez, fornecendo aos consumidores acesso a uma variedade mais ampla de serviços e um maior grau de transparência financeira
  • O BaaS também representa uma oportunidade para bancos legados, pois eles podem gerar novos fluxos de receita, permitindo que terceiros utilizem sua infraestrutura, dados e licenças bancárias subjacentes

Banking-as-a-service vs. Open Banking

Banking-as-a-Service é um conceito relacionado ao Open Banking, na medida em que envolve os bancos abrindo suas APIs para terceiros, mas o BaaS envolve mais do que apenas o compartilhamento de dados.

  • O BaaS permite que não-bancos ofereçam produtos bancários incorporados em suas próprias ofertas principais e se concentra na funcionalidade de serviços financeiros principais, em vez de apenas no acesso a dados financeiros.
  • Open Banking é um termo muito mais amplo referindo-se a bancos que permitem que provedores terceirizados acessem e utilizem dados financeiros para expandir ou aprimorar seus produtos.
    • O Open Banking por si só não permite que provedores terceirizados integrem serviços financeiros em suas ofertas, pois se concentra apenas no acesso a dados.

Banking as a Service na prática

Os provedores de serviços bancários permitem que não-bancos ofereçam produtos financeiros a seus clientes, que historicamente consumiam muito tempo e recursos devido aos rígidos padrões regulatórios e de licenciamento, além da complexidade tecnológica.

Hoje, tanto as empresas fintechs quanto as marcas estabelecidas são capazes de oferecer serviços financeiros sem a necessidade de um contrato bancário ou de um grande empreendimento tecnológico por meio de parcerias com participantes do ecossistema BaaS.

Os participantes do ecossistema BaaS incluem bancos licenciados que atuam como agentes para empresas de front-end que oferecem os produtos, bem como empresas de software e tecnologia.

Os bancos patrocinadores fornecem os principais produtos financeiros em uma base branca, enquanto as empresas de software e tecnologia fornecem infraestrutura BaaS – incluindo aplicativos voltados para o cliente, processamento de contas e muito mais – enquanto fazem parceria com outros bancos patrocinadores para oferecer soluções BaaS prontas para uso.

Exemplos de empresas de infraestrutura de tecnologia BaaS incluem Live On, Dock, Treezor, Banco Topázio.

 


 

Mais sobre Open Banking

 


 

O ponto de encontro das fintechs e revolução financeira no país.