Meios de Pagamento
[Tendências Pagamento 2016] – Token, impressão digital ou selfie?
Bradesco e Itau, citados no tópico das fintechs, já fazem (e muito bem) autenticação via digital e biometria para que clientes façam saques. Itau com digital dos dedos e Bradesco com biometria da mão (mais especificamente veias sanguíneas) são bons exemplos de bancos grandes “aculturando” consumidores a fazer de uma forma diferente, algo que estavam acostumadas a fazer há séculos. É praticamente o fim do cartão de plástico. Agora é você o transporte de informações. E acreditamos, esse tipo de prática vai se estender para outros caminhos, como a famigerada “selfie”, hit do ano de 2015.
Não, você não leu errado. A Mastercard, já está testando o pagamento via “selfie”. Num ano como o de 2016, onde o dinheiro pode sumir da mão de muita gente, podemos acompanhar o fim de métodos como cheque por exemplo. Não vamos ter por aqui, uma Suécia, onde nem os bancos aceitam cédulas mais. Mas já estamos dando passos incríveis (e de forma independente) em novas formas de transação financeira.
Veja o vídeo da Mastercard abaixo.
Parece uma tecnologia complexa, mas é relativamente simples fazer leituras de digitais. Os bancos já começaram antes mesmo das startups, fazendo tokens funcionarem para confirmar transações.
A maior segurança para estabelecimentos e operadoras é você mesmo: seja colocando um dedo, mãos, íris dos olhos ou até uma selfie.