Meios de Pagamento
Bancos começam a fechar as portas para o débito automático
O que era boato e especulação, começou a acontecer. Clientes com grandes carteiras de débito em conta (serviços, assinaturas e planos) começaram a receber as cartas de intenção dos bancos, onde formalizam a descontinuidade do serviço. Até então nenhum banco tinha de fato registrado e concluído a ação. Em julho de 2015, dezenas de grandes carteira de débito em conta começaram a ser bloqueadas pelos bancos. A iniciativa começou com Banco do Brasil, atuando mais forte, mas já temos notícias de Itau e Bradesco formalizarem notificações e inclusive fechar convênios.
A forma de débito automático até então exclusiva para o mercado de assinaturas (editoras) e concessionárias, começou a crescer diante do crescimento de segmento de serviços recorrentes no consumo mensal das famílias. O grande motivo dos bancos é a quantidade de ações judiciais recebidas por conta de serviços debitando valores, sem a comprovação real de autorização por parte dos clientes. E tem a contrapartida de ser um serviço com resultado baixo para o banco, já que somente grandes operações, com quantidade expressiva de débitos, fazem sentido para a abertura de novos convênios.
Os bancos estão categóricos: novos convênios estão congelados, os antigos, estão sendo revistos. Boa notícia para o mercado de cartões: adquirentes e bandeiras.