Meios de Pagamento
Estados Unidos lançará o cartão de crédito com chip EMV, enfim.
Há 30 anos atuando de forma significativa como um dos meios de pagamento mais utilizados no mundo, os cartões de crédito utilizam a banda magnética para armazenar os dados pessoais e bancários dos usuários. No entanto, o crescente registro de fraudes e clonagens demonstra um sistema de segurança defasado colocando em cheque toda a credibilidade que a forma de pagamento levou anos para conquistar.
Para resolver isso, atuantes no mercado mundial de sistemas de pagamento desenvolveram os cartões de crédito com chip EMV (smart cards) e prometem ser a grande mudança que a indústria de sistemas de pagamento deverá enfrentar para melhorar os processos em um curto ou médio período de tempo. Já em utilização por muitos anos no continente europeu e no Brasil, a novidade deve chegar aos Estados Unidos e substituir a modalidade de cartões de crédito convencional. Com um microchip instalado nos cartões, o novo sistema deve agregar maior segurança as operações de pagamento e reduzir as fraudes.
O que é chip EMV?
Criado em 1993, o chip EMV ganhou esse nome devido a sua criação em conjunto com os principais atuantes na indústria mundial de sistemas de pagamento (Europay, Mastercard e Visa). Mas, se engana quem pensa que se trata de um chip comum. Ele redefine totalmente os padrões e regras adotadas pelos sistemas anteriores e representa uma nova forma de realizar transações financeiras. O cartão que tiver o chip EMV contará com um microprocessador interno capaz de armazenar dados de forma criptografada e uma memória expandida para aumentar a capacidade de armazenamentos.
Além disso, a nova modalidade de pagamento permite realizar múltiplas funções sem congestionar o sistema e impede clonagens pelos métodos utilizados atualmente. Na França, país onde o novo sistema de pagamento foi implantado de forma pioneira, foi possível obter uma redução aproximada de 98% no número de fraudes e clonagens dos cartões de crédito que continham o chip EMV. Isso pode aumentar a confiança do consumidor na hora de finalizar uma transação online, por exemplo.
Como essa nova modalidade de cartões de crédito deve afetar o consumidor?
Além de aumentar a sensação de segurança, o consumidor poderá contar com tecnologias avançadas que, de fato, blindam o seu cartão contra fraudes e clonagens. O cartão de crédito emitido com chip EMV tem a sua data de validade e código de verificação atualizados online e em períodos mais curtos. Isso pode ser um problema no início impedindo que compras online sejam efetuadas por meios convencionais. Mas, esse é um problema que deve ser resolvido logo assim que todas as empresas adotarem o novo sistema.
Como os cartões de crédito com chip EMV devem afetar os lojistas?
A nova modalidade de cartão de crédito implicará na adoção de novos equipamentos capazes de operar dentro do novo sistema. Eles poderão realizar transações online ou no modo offline sem comprometer a segurança e agilidade das operações. Enquanto os métodos convencionais dependem obrigatoriamente de uma conexão com a internet, o sistema de pagamento com chip EMV realizará autenticações offline aumentando o número de transações múltiplas suportadas. O lojista poderá se beneficiar da redução de tempo e custos com operações de crédito e débito muito mais rápidas e seguras.
Já era hora.