Meios de Pagamento
Por erro, Deutsche Bank realiza transferência de 28 bilhões de euros
Caso ocorreu em março e, segundo porta-voz, não houve prejuízo financeiro, já que a transferência foi revogada em poucos minutos.
Deutsche Bank, o maior da Alemanha, realizou por erro, em uma operação financeira de rotina, uma transferência de 28 bilhões de euros (o equivalente a R$ 117 bilhões), uma quantidade que supera o valor total atual da entidade na Bolsa de Valores.
Trata-se de um caso sem precedentes, já que erros em transferências de menor quantia podem ocorrer, mas não em uma soma dessa magnitude, indicou o porta-voz.
Este foi um erro operacional entre as principais contas do Deutsche Bank e a sua conta Eurex”, explicou Charlie Olivier, porta-voz do Deutsche Bank.
“O erro foi identificado em questão de minutos e depois corrigido. Revimos rigorosamente as razões pelas quais esse erro ocorreu e tomamos medidas para evitar sua recorrência”.
Segundo o site, o erro bilionário é um lembrete gritante da vulnerabilidade até mesmo das empresas financeiras mais sofisticadas. Para o Deutsche Bank, o erro ocorre no momento delicado, já que o novo CEO, Christian Sewing, busca convencer os investidores que o banco vai voltar a crescer, além do aumento da fiscalização dos órgãos reguladores.
Segundo indicou à Efe o porta-voz do banco, o erro ocorreu por uma “falha” que não tem relação com o funcionamento de seus sistemas informáticos. Além disso, afirmou que não ocorreu nenhum prejuízo financeiro, já que a transferência foi revogada em poucos minutos, uma vez detectada a anomalia.
A transferência, por um montante que supera o valor da entidade na Bolsa, estimado em 24 bilhões de euros, aconteceu em 16 de março, poucas semanas antes de John Cryan ser substituído à frente do banco por Christian Sewing em 8 de abril.
Desde sua chegada à presidência, Sewing tinha prometido melhorar os sistemas de gestão de riscos e de controle do Deutsche Bank depois de qualificar de “deplorável” o estado de seus sistemas informáticos.