Meios de Pagamento
Metade da população do mundo ainda não usa uma conta bancária
Pesquisa do Banco Mundial mostra que em alguns países, como México e Nigéria, o número de correntistas ativos chegou a cair em relação a última edição.
Relatório divulgado pelo Banco Mundial nesta quinta-feira (7) aponta que o percentual da população mundial que movimenta uma conta bancária formal (53%) está praticamente estagnado, na contramão do intenso avanço tecnológico do setor financeiro em criptomoedas e em pagamentos móveis. Nem colocaram nessa pesquisa, a necessidade e desafio de se ter uma conta digital empresas.
Realizada a cada três anos, a pesquisa mostra também que o número de pessoas com carteira formal no banco subiu de 61% em 2014 para 67% em 2017. O aumento recente, contudo, engloba também contas inativas. Ou seja, que não são movimentadas por usuários.
Neste sentido, a instituição financeira internacional destaca que a participação de contas ativas nos bancos cresceu de 52% para 53%. Em países de renda baixa e média, a situação é ainda pior. Na maior parte deles, menos da metade da população possui contas com movimentação.
Embora o setor tenha registrado ganhos substanciais de 2014 a 2017, a proporção de adultos bancarizados ativos avançou de 44,4% para 45,54% nos países mais pobres.
Há, inclusive, países em que o número de contas bancárias caiu – estejam elas ativas ou inativas. Nigéria e México estão entre os países com queda mais significativa, de 44,4% para 39,7% e de 39,1% para 36,9%, respectivamente.
A pesquisa foi realizada pelo Banco Mundial com 150 mil correntistas de todo o mundo.
Fonte: Época Negócios