Regulamentação
Benefícios do Cadastro Positivo de Crédito
A Lei Complementar 166/19 que regulamenta sobre o cadastro positivo de crédito veio para alterar alguns pontos. Sancionada em 08/04/2019, a nova lei modifica questões importantes, visando uma melhoria no procedimento do cadastro positivo de crédito.
Principais Mudanças
A principal mudança desta lei é que o potencial cadastrado, tanto pessoa física quanto a jurídica, não precisará mais autorizar a inserção de suas informações no cadastro positivo. Antes era necessário a autorização por documento especifico devidamente assinado.
No que diz respeito aos dados que poderão ser incluídos no histórico de crédito, a lei 166/19 aduz que poderão ser disponibilizadas somente informações sobre fornecimento de dados financeiros e de pagamentos relativos a operação de crédito e obrigações de pagamento adimplidas ou em andamento.
Portanto, dados expondo valores e transições estarão protegidos. No entanto, poderão ser coletados mediante autorização especifica do titular.
Outra mudança advinda com a nova lei é que o gestor, pessoa jurídica responsável pela administração das informações, terá o prazo de 10 (dez) dias para retificar qualquer dado incorreto que o cadastrado tenha constatado.
Benefícios do Cadastro Positivo de Crédito
O cadastro positivo, além de facilitar um possível oferecimento de crédito para pessoas físicas e jurídicas, aspira uma mudança no número de inadimplentes de financiamento de crédito no país.
Atualmente, este número é de 3,7% da população, porém há uma grande expectativa que esta porcentagem reduza, já que o cadastro positivo poderá ser um incentivo para que as obrigações sejam honradas no prazo correto.
Vale ressaltar que as informações armazenadas tem a finalidade de contribuir para a concessão de crédito, bem como a realização de vendas a prazo e transações que acarretem riscos financeiros. Portanto, neste caso, o bom pagador não pagará mais pelo mau pagador.
Os resultados serão favoráveis principalmente para pequenas empresas, como por exemplo MEI e ME, pois terão uma maior possibilidade de receber crédito, fazendo que aumentem os postos de empregos e ampliem seus negócios, gerando um efeito positivo ao país.