Meios de Pagamento
App da Alibaba permite pagamento via realidade virtual
Após investir em um método de pagamento via selfie pra o seu app Alipay, o Alibaba, gigante chinês do setor de e-commerce, continua firme em sua missão de oferecer tecnologia de ponta aos seus clientes.
Desta vez, a empresa decidiu investir na criação de uma solução que permite que usuários de óculos e capacetes de realidade virtual confirmem uma compra apenas balançando a cabeça em sinal de “sim” ou olhando na direção correta por um certo tempo.
VR Pay garantirá pagamento sem retirada dos óculos
Assim, a empresa busca oferecer aos seus clientes uma experiência ainda mais próxima à de uma loja física em tempo integral, já que o consumidor não terá mais que sair do ambiente virtual para efetivar o pagamento. Em termos práticos, acaba a necessidade de retirar os óculos ou capacetes conectados a smartphones para autorizar o pagamento – o que era necessário até então.
Além disso, o cliente passará a ser identificado no AliPay por sua voz ou via login em aparelhos conectados entre si, deixando a biometria para trás. Mas, isso ainda não representa o fim da senha, pois esta ainda será necessária para a autenticação da conta. Só que esta poderá ser informada por meio de movimentos de cabeça, toque, ou olhando fixamente para um determinado ponto do “teclado” virtual por mais de 1,5 segundo.
Ou seja, a novidade funcionará da seguinte maneira:
- O cliente faz login na sua conta AliPay para verificação de identidade;
- O cliente informa a sua senha, usando um dos métodos disponíveis, virtualmente ou via smartphone;
- Na hora de confimar o pagamento, o cliente poderá clicar em um touchpad (presente em alguns headsets); fazendo “sim” com a cabeça; ou olhando fixamente para alguns números por um pouco mais de 1 segundo.
O VR Pay deve ser lançado até o final deste ano pelas mãos do FLab do Ant Financial Services Group. E a tecnologia promete estar disponível para parceiros e desenvolvedores do Alibaba dentro de um ano.
O Ant Group adquiriu a empresa norte-americana EyeVerify no último mês de setembro, a qual era responsável pela criação do sistema de verificação ótica de diversos bancos nos Estados Unidos. Esta empresa, atualmente, opera o Alipay na China, onde este figura como o maior serviço de pagamentos online.
E-commerce chinês e realidade virtual vai crescer forte.
Também foi informado que o VR Pay deve ser incorporado ao site de vídeos online do Alibaba, o Youku Tudou. Este vem trabalhando em uma parceria com a Digital Domain Holdings na criação de conteúdo voltado para realidade virtual para o mercado chinês. E é lá que o mercado e-commerce tem criado grandes expectativas em varejistas e desenvolvedores. Somente em 2015, os sites chineses de varejo venderam quase US$600 bilhões em produtos, um valor 33% mais alto do que o de 2014, segundo o Business Insider.
Mesmo nos Estados Unidos, a expectativa é de que os headsets de realidade virtual terão um grande impacto na forma como o e-commerce é desenvolvido muito em breve. De acordo com uma pesquisa da Walker Sands, 74% dos comerciantes entrevistados acreditam que a sua tomada de decisões seguirá um novo rumo nos próximos anos, por conta do crescente acesso à realidade virtual.