Conta digital
As vantagens de uma conta digital
Em um mundo cada vez mais informatizado, onde tudo está ao alcance da ponta de um dedo em uma tela de smartphone e nosso tempo é otimizado com a ajuda da internet, utilizando cada parada no trânsito para fechar um negócio ou resolver pendências pessoais, pensar em dirigir-se à uma agência bancária para realizar qualquer operação já começa a soar como coisa do século passado.
O surgimento das contas digitais veio avisar para o mundo que as agências bancárias são coisa de um passado distante; e que preferimos o controle total em nossas mãos. Elas começaram a surgir e aos poucos tomaram vulto, até chamar a atenção dos grandes bancos que, percebendo que esse movimento é natural e não tem volta, começaram a criar também as suas próprias contas digitais.
Essas soluções inteligentes, mais adequadas para o mundo moderno, contam com a vantagem de disponibilizar todos os seus serviços no ambiente online, providenciando maior agilidade e transparência que afeta positivamente a pessoa física, mas principalmente a pessoa jurídica e suas necessidades diferenciadas.
O que é e quais são as vantagens da conta digital?
A conta digital é uma conta de pagamentos que se assemelha em muitos aspectos a uma conta bancária convencional.
Mas a primeira vantagem de uma conta digital já se percebe de imediato: A abertura da conta é na grande maioria dos casos de forma online, sem a necessidade de se encaminhar à uma agência ou a qualquer outro local com documentação em mãos, além de não precisar aguardar em uma fila.
A conta digital já te mostra, nos primeiros contatos, porque é a melhor opção hoje em dia, enfatizando que você não precisa mais perder seu precioso tempo com suas operações bancárias.
Na conta online você tem, entre outros benefícios:
- Acesso à um cartão e controle de bloqueio e desbloqueio
- Pagamento de contas e boletos pelo smartphone
- Notificações ao pagar ou receber dinheiro
- Controle de gastos e operações em tempo real
- Consultas eletrônicas ilimitadas
- Atendimento online diferenciado
As contas digitais possuem inúmeras vantagens em comparação às contas-correntes convencionais, incluindo os custos mais baixos de manutenção, já que não possuem agências, nem funcionários. Esses menores custos são, algumas vezes, uma vantagem também para o cliente, como é o caso das contas digitais para PJs, que não possui nenhuma taxa de inscrição, mensalidade ou taxa de manutenção.
A chamada conta de serviços essenciais, regulamentada pelo Banco Central em 2008, é o modelo de conta bancária convencional mais acessível atualmente, financeiramente falando, que deve ser oferecido obrigatoriamente por todo banco.
Esse tipo de conta garante a isenção de tarifas em:
- 4 saques no banco ou em caixas eletrônicos
- 2 transferências entre contas no mesmo banco
- 10 folhas de cheque
- Consultas eletrônicas ilimitadas
Para toda e qualquer operação diferente das listadas ou excedentes, deve ser paga uma tarifa, de acordo com a tabela de cada banco. É uma conta que atende a pessoa física em alguns casos, mas ainda é uma conta bancária, ou seja, ainda que seja oferecido um internet banking, não são todas as operações que podem ser feitas online. E por motivos óbvios não é o tipo de conta que uma empresa precisa.
Muito além da questão financeira, talvez o maior benefício da conta digital seja a praticidade. Como não é necessária uma agência bancária para esse tipo de conta, você nunca mais precisará pegar uma senha para resolver um problema com o seu gerente de conta. Tudo o que você precisa estará ao alcance de seu smartphone ou de seu mouse.
As desvantagens da conta digital
As desvantagens de uma conta digital, se comparada à uma conta corrente convencional, são poucas, resumindo-se apenas a duas ou três, dependendo da instituição que a oferece. São elas:
- Não permite o uso de cheques – Com uma conta digital, normalmente você não terá um talão de cheques para utilização, a não ser que a sua conta digital seja de um banco convencional. Nesse caso você pode ter essa opção, pagando uma tarifa que em geral não é baixa.
- Não permite concessão de crédito – Quando uma conta digital é oferecida por um banco convencional, você poderá ter acesso à crédito, mas as contas de pagamentos digitais de pagamentos não podem por regulamentação do Banco Central, oferecer crédito.
- Não permite rendimentos – Com uma conta de pagamentos, por determinação do Banco Central, a empresa operadora da conta não pode oferecer ao cliente rendimentos do dinheiro. Ou seja, o dinheiro depositado em uma conta não poderá, por regulamentação, render nada ao titular da conta
Quem disponibiliza a conta digital?
Atualmente temos algumas opções de contas digitais no mercado, cada uma delas com características e tarifas próprias. Elas são oferecidas por alguns bancos convencionais e por fintechs, como os exemplos das listas a seguir.
Bancos convencionais:
- Bradesco (conta Next)
- Banco do Brasil (Conta Fácil)
- Santander (Superdigital)
Fintechs:
- NuBank (apenas pessoa física)
- Banco Inter
- Neon
- Banco Original
Vale a pena checar as características de cada uma delas para escolher qual é a melhor opção de conta digital para você.
Contas digitais são o futuro
Você precisa abrir uma conta pessoal ou uma conta de pessoa jurídica. Pega o seu smartphone, envia a imagem de alguns documentos que você mesmo fotografou, alguns dados pessoais e pronto. Em pouco tempo terá a sua conta aberta, podendo realizar operações bancárias na palma de sua mão, com toda praticidade, conforto, segurança e rapidez que os tempos modernos exigem.
Parece filme de ficção científica, mas é a realidade de hoje com as contas digitais!