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Meios de Pagamento

Congresso Cards & Payment – Dia 2

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Para fechar o Congresso cards Payment & identification, as salas foram divididas em duas: varejo e fintech.

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Farei um apanhado do segundo dia, do ponto de vista do varejo, que foi a sala sob minha condução. Do lado fintech, o pessoal do FintechLab, foi responsável por conduzir um evento focado nas novas tecnologias do segmento financeiro. José Prado, do Fintechlab, abriu o evento com o panorama geral do segmento. Tiveram também o apoio da aceleradora Startup Farm.

Startups como aceitaFacil, EasyCrédito, FoxBit, Vérios, Conciliadora e Cinnecta apresentaram pitches na sala fintech. Dois outros cases foram apresentados pelos empreendedores Thiago Alvarez, com a fantástica GuiaBolso e Eldes, com a Youse.

Congresso Cards & Payment – Dia 2

Conhecendo melhor o público, deu para entrar um pouco mais no clima e na necessidade dos participantes em absorver inovação e conteúdo. A feira estava bem mais movimentada hoje, pela percepção dos próprios congressistas.

Braspag, líder de mercado e bem liderada!

O dia abriu com um ótimo papo com o Gastão Mattos (presidente da Braspag) e com o Rodrigo Maruxo (consultor que já esteve no startup de Netshoes e OQvestir).

Aliás, é assim que se aprender também: ouvindo quem está colocando as mangas de fora e fazendo acontecer. Tanto Gastão, como Maruxo, colocaram ponto de vista (com muito peso) em como negócios conseguem liderar um segmento e criar valor para quem vende. O varejo foi muito bem ilustrado pelo ponto de vista dos dois.

“O desafio de ter um mercado particular em regras de pagamento e métodos locais, dificulta a entrada de players internacionais, mas é uma oportunidade para quem tem a estratégia certa.”

O dia começava com um ponto alto, logo no primeiro momento.

O e-Commerce é uma potência!

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Mauricio da Abcomm. Foto: Rodrigo Dantas

Maurício Salvador (presidente da ABCOMM) e Pedro Guasti (presidente do e-Bit) mostraram qual o tamanho desse negócio que é o varejo on-line. Mais do que isso, mostraram qual o tamanho da oportunidade para quem está no mercado: 106 milhões de pedidos e um faturamento de R$44,6 bilhões (dados de 2015).

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Pedro Guasti (e-Bit). Foto: Rodrigo Dantas

Ainda nem atingimos a maturidade no varejo on-line e estamos bem longe de conquistar. Desafios como logística, impostos e regras do mercado brasileiro, são de fato alguns dos elementos que complicam o negócio aqui, porém, a oportunidade está aí para quem tiver sangue nos olhos.

Blackhawk e Coop, o supermercado agora também vende serviços.

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Celso Furtado (Coop). Foto: Rodrigo Dantas

Uma das boas surpresas do Dia 2. Além de validar uma das minhas ideias no livro “Economia do Acesso”, onde a maioria dos grandes varejos precisarão encontrar receitas através de serviço, a Coop, contou o case de como conseguiu transformar as lojas físicas em grandes vendedoras de serviços financeiros. Apoiada pela tecnologia da Blackhawk, a cooperativa conseguiu criar uma linha de receita que já compete com a venda de produtos nas lojas do grupo.

Easy Taxi ensinou a gente a pedir táxi pelo aplicativo, e pagar por ele.

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Fernando, CEO da Easy Taxi. Foto: Rodrigo Dantas

Pioneira, a Easy Taxi é um dos maiores cases de pagamento do mundo. Descobri um artigo escrito por esse portal datado de Junho de 2014 que já colocava a empresa como referência: “Easy Taxi é o maior case de sucesso em Mobile Payment no Brasil“.

Não foi por acaso que convidamos o CEO da empresa, Fernando Matias para mostrar o que a empresa fez e está planejando para o mercado Brasil e Latam (focos da ET). A empresa foi fundada em 2011, é líder em 18 países, possuem mais 500 mil taxistas conectados e já ultrapassam os 25 milhões de solicitações de táxi via app. É um dos maiores cases de m-payment do país.

De fato, mudaram o mercado e mais do que isso: nos ensinaram a pagar “in app.”

Segurança, identidade e pagamento

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Bellini da Safran. Foto: Rodrigo Dantas

Marcelo Bellini, diretor da Safran, mostrou o que a empresa pretende fazer no Brasil e com a maior naturalidade possível, usou um celular para mostrar como a tecnologia desenvolvida pela empresa pode impactar a vida das pessoas. Digitais, leitura biométrica e reconhecimento facial são realidade na empresa.

E isso será uma realidade em breve, afirmou o executivo, que recebeu algumas das perguntas mais legais dos participantes.

Pop Recarga, a fintech dos desbancarizados

55 milhões de pessoas não têm conta no país. E isso já é uma oportunidade para nascer qualquer fintech. Mas esse não é o único propósito da Pop Recarga, que é uma das fintechs mais expressivas do Brasil, pelos empreendedores, pelo mercado e pelo problema que resolvem.

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Juliano Braz – Pop Recarga. Foto: Rodrigo Dantas

A “Pop” é uma solução que viabiliza o pagamento através do telefone celular pré-pago (justamente o público que não possui conta em banco). Com mais de 30 mil pontos de recarga, a Pop já tem um modelo de distribuição formatado com lojistas e a rede de recargas. Em sites de jogos que usam o Boa Compra como solução, gamers já podem usar a Pop para pagar. Em um intervalo, também pude contar um pouco do case da Take.net, que tem sócios comuns da Pop Recarga.

Alelo, o cartão refeição de 25 bilhões

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André Turquetto da Alelo. Foto: Rodrigo Dantas

Na verdade, o subtítulo está injusto. Mantive ele para chamar a atenção mesmo. André Turquetto, Diretor de Marketing e Produtos da Alelo explicou como a empresa conseguiu credenciar 400 mil estabelecimentos, ativar 7,8 milhões de cartões e faturar 25 bilhões no ano passado. Para isso, não foi somente o cartão refeição que impulsionou os números.

Você sabia que o saldo do cartão refeição dura em média até o dia 17 de cada mês? E o alimentação até o dia 4 de cada mês?

A empresa do grupo Elopar, tem diversas linhas de negócio como combustível, cultura e alimentação. Mas o que impressionou de fato foram os números e dados que a empresa vem colhendo e desenvolvendo para amplificar o poder de venda dos estabelecimentos. Um dos pontos altos do dia.

Encerro minha participação como mestre de cerimônias dos dois dias do Congresso com o sentimento de dever cumprido. E por conta dos palestrantes e congressistas que estavam lá, sei um tanto mais desse segmento tão rico e desafiador, que é o mercado de pagamentos.

Vamos para o próximo!

 

 

 

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MIT elege inovadores e três deles estão em fintechs brasileiras

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Fintechs brasileiras serão reconhecidas (e premiadas) pelo MIT. 3 empreendedores estão entre os mais inovadores da América Latina e vão receber hoje, o prêmio no México.

MIT Technology Review Under 35, é um “Oscar” para jovens inovadores no mundo todo. O reconhecimento feito através de uma votação, elege as pessoas com menos de 35 anos, com o maior potencial para mudar o mundo, através de suas empresas e invenções. 11 brasileiros estão na lista, 3 deles estão ajudando o mercado financeiro.

Os eleitos vão receber o prêmio num evento exclusivo, na Universidade de Guadalajara. Conheça um pouco dos 3 brasileiros que estão ajudando (e mudando) o setor financeiro por aqui.

Aline Oliveira, fundadora da Traive

A Traive é uma plataforma que facilita empréstimos agrícolas e analisa de dados para melhorar a previsão do risco de investimento em agricultura. A principal razão por trás da dificuldade de obter empréstimos acessíveis é que os bancos não têm as ferramentas para estimar corretamente o risco de não pagamento pelo agricultor.

Lincoln Ando, CEO da IDwall

IDwall é uma plataforma de dados que bancos, marketplaces e fintechs usam. No Brasil, a abertura de uma conta bancária pode levar até 15 dias, devido a todas as verificações necessárias feitas manualmente. Os bancos que usam a IDwall reduziram esse tempo para menos de três minutos. A plataforma (que usa inteligência artificial) verifica a saúde do cliente em mais de 200 fontes de dados, desde listas de inadimplência até listas de resoluções judiciais.

Victor Santos, fundador da Airfox

Airfox é um app que funciona como uma carteira digital que não precisa estar associada a nenhuma conta corrente ou cartão de créditoLançado em março de 2018, o aplicativo já conta com 12 mil usuários que conseguiram obter 1,2 mil empréstimos. Essa é uma ponta para resolver o problema dos desbancarizados no Brasil e na América Latina.

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Conheça a lista completa aqui.

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“Recorrência” da Vindi, disseca modelo de Netflix, Spotify, Smartfit e Sem Parar

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Recorrência” da Vindi, disseca modelo de Netflix, Spotify, Smartfit e Sem Parar e educa mercado.

O estudo da Vindi, intitulado de “Recorrência: a economia que transformou empresas como Netflix, Slack, Smartfit e Sem Parar” é por si só, um belo ensaio de como gigantes adotaram um modelo infalível de vendas recorrentes e se transformaram nos maiores benchmarkings de seus mercados.

O estudo, que virou um livro gratuito, já foi acessado por milhares de empresas no Brasil.

Com recortes de depoimentos de alguns dos maiores CEO’s do mundo, análises de IPO’s de empresas recorrentes e até estudos de caso detalhados, o livro “Recorrência” é um conteúdo que toda empresa de serviço deve ter como obrigação de leitura.

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O estudo é gratuito, acesse agora.

 

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Meios de Pagamento

Mercado Pago recebe licença do Bacen para ser instituição de pagamentos

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stelleo tolda - mercado livre

O Banco Central autorizou! Agora, o Mercado Livre (e o Mercado Pago) vão ficar ainda mais fintech.

Em matérias da Reuters e Valor, o Mercado Livre publicou os resultados do trimestre e afirmou ter recebido do Banco Central (BC), a autorização para o Mercado Pago funcionar como uma instituição de pagamento no Brasil. Bela tacada do marketplace, que em breve poderá permitir pagamentos e transferências entre lojistas sem a intervenção de outras instituições financeiras.

Com grande representatividade no ecommerce brasileiro, o ML é um colosso da internet na América Latina. Com a carência de serviços financeiros em todo esse território, o grupo pode aumentar consideravelmente a presença na vida financeira de pequenos lojistas.

 

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