Connect with us

Investimentos

Instituições financeiras tradicionais usando inteligência artificial?

Published

on

Claro, a inteligência artificial é ótima para dados – mas a maioria dos executivos também acham que a tecnologia pode ser usada para criar uma atmosfera inovadora dentro de suas empresas. Será?

A pesquisa feita com mais de 1000 executivos de instituições financeiras mostrou que inteligência artificial é a principal busca dessas empresas. Seja para aprovar crédito, sugerir investimentos e controlar risco, os robôs estão no imaginário da maioria das instituições financeiras tradicionais. Especialmente nos executivos de tecnologia.

Mais de metade (57%) dos executivos citaram a construção de uma cultura de inovação como um dos seus três principais objetivos de transformação digital – os outros dois resultados mostraram que: querem ter um negócio mais ágil e centrado no cliente (58%) ou construir uma empresa móvel (51%). Os dados são de uma pesquisa realizada pela Infosys.

A principal ferramenta tecnológica para isso? Inteligência artificial, é claro.

Aproximadamente 60% dos mais de 1.000 entrevistados da pesquisa tentam usar a inteligência artificial para fornecer recomendações “humanas” para o suporte ao cliente (automatizado), enquanto 56% querem usá-la para agregar dados antes de fornecerem idéias.

Reprodução: Infosys

Embora a maioria dos participantes ainda estejam desconfiados dos sistemas de auto-aprendizagem: apenas 21% dos entrevistados querem usar a inteligência artificial para criar “um sistema de tomada de decisão no qual o aprendizado automático permite ao sistema aprender com os seres humanos.

Tá mais que na hora das indústrias tradicionais no mundo se preocuparem com isso. Especialmente as financeiras. Por enquanto, aqui no Brasil, bancos, financeiras e varejistas vão (e correm) atrás de empresas como Konduto, IDwall, Nama, Vérios e outras que usam da tecnologia em seus negócios.

Product Manager da Serasa Experian. Sou designer apaixonado por marketing, mordido pela publicidade e produtos digitais, metódico, realista, dedicado e pra sempre aprendiz.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Investimentos

Fome de fintechs. XP e BTG anunciam investimentos.

Published

on

olivia fintech

De olho nas fintechs, XP e BTG anunciam investimentos em duas startups.

A XP fez investimento na fintech Olivia, que permite aos usuários uma forma inteligente de economizar dinheiro. O app permite o acesso a vantagens, benefícios e cobra do usuário uma porcentagem do desconto acessado. Os fundadores Cristiano Oliveira e Lucas Moraes criaram a fintech no Vale do Silício e já atingiram 450 mil usuários.  A empresa está chegando no Brasil.

Golaço da XP.

Já o BTG, que anunciou três investimentos seguidos, contemplou um deles em uma fintech, a Finpass – uma plataforma de crédito para empresas. A solução da Finpass permite o acesso ao crédito através de antecipação de recebíveis, empréstimos com ou sem garantia de uma forma online.

A Finpass, anteriormente chamada de F(X), foi uma das aceleradas do programa Boostlab do BTG.

Está acontecendo.

Continue Reading

Investimentos

XP recebe aprovação do Banco Central e poderá ter banco próprio.

Published

on

xp banco central

Além de investimentos, a XP poderá agora, com essa aprovação, emprestar dinheiro.

A venda da participação de 49,9% para o Itau, teve reflexos importantes no ambiente financeiro no país. Finalmente a inovação está encontrando o negócio tradicional. A XP tem a grande chance de oferecer empréstimos (aos mais de 700 mil clientes) com taxas mais atrativas, se usar a própria carteira de investimentos como garantia.

Nubanks, fintechs e XP´s

A XP provavelmente começará com empréstimos, mas vai com certeza, oferecer produtos bancários usuais para o varejo, como cartão de crédito, conta digital e seguros (que já está em andamento). A empresa divulgou que possui mais de R$170 bilhões de ativos sob custódia, atualmente.

Segundo informação do Estadão, o lançamento dos empréstimos começarão no segundo semestre de 2019.

Continue Reading

Investimentos

ABBC premia fintechs brasileiras!

Published

on

premio abbc

A ABBC (Associação Brasileira de Bancos) premiu fintechs brasileiras na semana passada. O prêmio Idei@ABBC 2018 foi entregue em evento da entidade em evento exclusivo.

Conheça as fintechs brasileiras premiadas nas categorias Analytics, Competitividade e User Experience.

Categoria Analytics

Bancoin

Blu365

Yubb

Categoria Competitividade

Blu365

Bom pra Crédito

Quero Quitar

Categoria User Experience

Allgoo

Simply

Yubb

Parabéns!

Foto: Bernardo Pascowitch

Continue Reading

featured