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Meios de Pagamento

Por dentro do centro de comando do PayPal

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por dentro do paypal

A matéria “Inside PayPal”, publicada pela Fastcompany, ilustrou quão grandiosa é a operação de um das maiores empresas de pagamento do mundo.

São 173 milhões de clientes ativos em todo o mundo e US$8.773,00 pagamentos processados a cada segundo. Somente em 2014, movimentou US$ 228 bilhões entre 26 moedas. Estes são apenas alguns dos números do PayPal, a primeira marca que vem à cabeça de quem quer receber dinheiro ou fazer pagamentos de forma sigilosa e prática. E foi por isso que o editor de tecnologia da FastCompany, Harry McCracken, decidiu visitar pessoalmente o quartel-general dessa empresa em San Jose, Califórnia, Estados Unidos, e divulgou diversas informações interessantes, que vamos resumir para você logo a seguir:

1. Como McCracken pode observar, os funcionários do centro de comando do PayPal passam suas horas de trabalho concentrados em gráficos e tabelas atualizados em tempo real em seus computadores. O objetivo disso é garantir que o sistema esteja funcionando perfeitamente e detectar qualquer falha assim que esta ocorra.

2. Quando Sri Shivananda assumiu o comando dessa área do PayPal, eram monitorados 150 sinais de dados. Hoje, o número é de 350 mil por segundo. Como isso era humanamente impossível de ser atingido, a empresa investiu no aperfeiçoamento de softwares bots, para que estes aprimorassem a sua capacidade de identificar e de resolver problemas por eles mesmos.

Sri-Shivananda-paypal

VP, Global Platform & Infrastructure do PayPal

3.Se um problema é identificado, ainda é de um ser humano a responsabilidade de corrigi-lo. No PayPal, isso recai em um time de técnicos, os quais contam com o suporte de administradores de sistemas, de engenheiros de base de dados e de especialistas em segurança.

4. O centro de comando do PayPal conta com 7 telas gigantes em suas paredes, que apresentam informações disponibilizadas pelos próprios membros da equipe PayPal. Estas podem ser relacionadas a diversos assuntos, seja como anda o atendimento ao cliente, ou o que acontece no eBay, mas todos os tem como obejtivo verificar possíveis irregularidades no sistema.

por dentro do paypal

(Foto Reprodução QG PayPal)

5. O sistema de comunicação interno do PayPal é simplificado ao máximo, de forma a gerar uma resposta instantânea da equipe – ou seja, não há perda de tempo tentando entender o que está acontecendo. E isso inclui avisos sonoros, os quais são acionados em casos graves de mal funcionamento do sistema.

6. Soluções para problemas recorrentes e comuns estão sendo automatizadas, após serem exaustivamente testadas e aprovadas. Isso, na opinião de Sri Shivananda, é crucial para liberar força humana para outros desafios. Mas, o objetivo final da empresa é ter bots capazes de resolver problemas antes mesmo deles terem sido identificados pelo time PayPal.

7.  A PayPal está transferindo o seu centro de comando para outra sala, equipada com telas mais modernas de alta resolução capazes de apresentar ainda mais informações, além de outros upgrades técnicos. Mas Shivananda ainda não está satisfeito. O que ele deseja é que, em um futuro próximo, o centro de comando seja totalmente virtual, com o time analizando os dados do PayPal por meio do VR headset, como o Oculus Rift, ou algo semlehante. Desta maneira, seria possível visualizar muito mais informações ao mesmo tempo do que o que pode ser publicado nas sete telas disponíveis.

8. E, para finalizar, a título de curiosidade, o centro de comando do PayPal conta com a sua própria réplica da cadeira do Capitão James T. Kirk, do seriado Jornada nas Estrelas.

capitao kirk

Foto: (Reprodução FastCompany)

Muito legal, não?

 

Luciana é uma jornalista radicada em Dublin na Irlanda. Redatora, já foi Relações Públicas do Estado da Bahia. É uma das melhores jornalistas de finanças do país.