Connect with us

Meios de Pagamento

Square apresenta um pedido para se tornar um banco

Published

on

Square, a fintech liderada pelo fundador do Twitter, Jack Dorsey, entrou oficialmente na busca de uma licença bancária nos EUA.

Terminam as especulações sobre os planos da Square. Houveram muitas perguntas sobre o Square pretender ou não se tornar um banco. Agora, a companhia apresentou um pedido à Federal Deposit Insurance Corporation, para se tornar uma empresa de empréstimo e oferecer diversos serviços financeiros junto à .

Esse pedido, também conhecida como “cartas de banco industrial”, dão permissão à empresa para realizar serviços bancários, mas também permitem que eles continuem fornecendo outros serviços não financeiros. Em teoria, a Square pediu uma ILC em vez de uma licença bancária tradicional, podendo assim continuar a operar a Caviar, seu serviço de entrega de comida e a venda de hardware de processamento de cartões de crédito. É software + banking.

A intenção da Square de se inscrever foi relatada pela primeira vez pelo American Banker (confirmada pelo Wall Street Journal), que entrevistou a presidente da Square Capital, Jacqueline Reses. Reses também presidirá o novo banco, que os relatórios da WSJ, que serão denominados “Square Financial Services Inc”. e capitalizados com US $ 56 milhões em dinheiro. O seu CEO atuante será Lewis Goodwin, que recentemente se juntou à Square depois de atuar como diretor executivo da Green Dot Bank.

Um porta-voz do Square diz que o novo banco oferecerá empréstimos para pequenas empresas, semelhante ao que a Square Capital já faz em parceria com o Celtic Bank. A licença significa que a Square poderá oferecer empréstimos por conta própria sem depender de um banco parceiro para emiti-los. A Square diz que emprestou mais de US $ 1,8 bilhão a mais de 140 mil empresas, com um tamanho médio de empréstimo de US $ 6,000.

Uma empresa de empréstimo industrial é licenciada para fazer muitas das mesmas coisas que os bancos tradicionais, mas pode oferecer serviços não financeiros, que as empresas bancárias estão proibidas de fazer.

Em contrapartida, as empresas tradicionais bancárias são proibidas de qualquer atividade não relacionada aos serviços financeiros. Não surpreendentemente, os bancos se queixaram de que isso oferece aos adversários que buscam uma ILC uma vantagem injusta, enquanto outros expressaram preocupação de que uma ILC deposite muito poder comercial nas mãos de uma única organização.

Se a licença for concedida, Square se tornará a primeira empresa a receber uma carta da ILC em uma década.

Product Manager da Serasa Experian. Sou designer apaixonado por marketing, mordido pela publicidade e produtos digitais, metódico, realista, dedicado e pra sempre aprendiz.