Meios de Pagamento
Alibaba compra Daraz
A Alibaba, gigante do comércio eletrônico chinês , adquiriu a Daraz , a plataforma de compras on-line mais popular do Paquistão, expandindo assim seu império para o sul da Ásia.
A Daraz foi fundada pela Rocket Internet em 2012 e, desde então, expandiu-se em cinco mercados do sul da Ásia, incluindo Bangladesh, Mianmar, Sri Lanka, Nepal e, é claro, seu país natal, o Paquistão. Ao todo, esses mercados têm uma população superior a 460 milhões, dos quais mais de 60% têm menos de 35 anos.
A Alibaba adquiriu todo o negócio da Daraz, de acordo com o TechCrunch . O valor da transação não foi divulgado. A Daraz continuará operando sob a mesma marca após a aquisição, de acordo com um comunicado à imprensa da Rocket Internet sobre o acordo.
A medida é parte do maior avanço do Alibaba no mercado do sul da Ásia.
Em março, o braço de investimentos da gigante da internet Ant Financial comprou uma participação de 45% no Telenor Microfinance Bank -uma divisão FinTech da Telenor, a operadora norueguesa que opera a segunda maior companhia de telecomunicações do Paquistão.
Alibaba e Ant Financial apoiavam anteriormente Paytm na Índia. Dois anos atrás, a empresa também comprou e vendeu online o destino Lazada , outra empresa da Rocket Internet que atende a Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã, por US $ 1 bilhão .
A Lazada foi criada para introduzir um modelo de negócios de comércio eletrônico para abranger todos os principais mercados do Sudeste Asiático, mas, apesar do forte crescimento das vendas, observou-se perdas operacionais líquidas elevadas. A aquisição do Alibaba deu-lhe maior influência contra concorrentes como Tokopedia e Matahari Mall.
Olhando para o futuro, a Alibaba e a Ant também podem estar comprando uma parte da empresa de pagamento bKash, de acordo com fontes locais. A gigante do comércio eletrônico está aparentemente buscando comprar uma participação de 20 por cento na empresa de Bangladesh. Isso empurraria seu alcance ainda mais fundo no mercado do sul da Ásia. Bangladesh tem uma população de mais de 160 milhões e a penetração da internet está aumentando.