Meios de Pagamento
Abrimos uma conta no Original.
Você já deve ter percebido que esse portal fala bastante de bancos digitais, certo? Fizemos um post “Nubank – a experiência” (https://fintechs.com.br/nubank-experiencia/), em 31 de Janeiro de 2015, onde contamos como foi ter se cadastrado, validado os dados e ter digitalizado os documentos pelo app. Foi uma verdadeira aula de “usabilidade” e de praticidade. Recebemos o cartão em 7 dias após cadastro.
Fizemos no mês passado, o processo completo de abertura de conta no Original. Acompanhe como foi.
Banco digital: primeiras impressões
A conta foi aberta em 19 dias exatos. Iniciamos o processo de cadastro via app dia 03/04 e recebemos a confirmação de abertura com o número da conta e agência, no dia 22/04.
Já o cartão, foi enviado somente no dia 05 de maio. Mais de um mês pós cadastro. Bancos de varejo como Itau, Santander e Bradesco, com seu processo normal de abertura, teriam 5 dias para abrir a conta, mais 5 dias para enviar o cartão. O que totalizaria o processo completo em 10 dias.
Para nós o grande atrito está na coleta da assinatura digital presencial do Original, que ainda está lenta entre cadastro e coleta. Do cadastro (03/04) até o dia da coleta e conferência presencial dos documentos (20 de abril), foram 17 dias.
Apesar do desafio do prazo, foi uma boa experiência.
Na prática foram 4 passos básicos:
- 03/04 – Cadastro no app;
- 20/04 – Coleta da assinatura digital;
- 22/04 – Confirmação da conta aberta;
- 05/05 – Recebimento do cartão
Vamos às ilustrações.
1. Cadastro no app do Original
O ponto de melhoria visto pela nossa equipe foi justamente a questão do cadastro dos dados no app. Por se tratar de uma abertura de conta, acreditamos que algumas questões de regulamentação e KYC (know your customer) devam ser seguidas à risca, ainda. Porém, o tempo para finalizar o cadastro total, digitalização de documentos e fotos, durou cerca de 20 minutos.
O ideal era reduzir ainda mais isso.
Mesmo assim, foi um belo trabalho do banco, criar um mecanismo para abrir contas digitais de uma forma realmente prática. Bem mais simples e mais rápido do que abrir contas tradicionais. Adeus fila!
2. Coleta da assinatura digital
Recebemos um agente de coleta, para confirmar o documento e coletar novamente a digital dos dedos, só que dessa vez presencialmente. O double check, segundo o próprio representante, é norma.
A burocracia trouxe um mimo: o banco enviou um café especial para dar as boas vindas.
3. Confirmação da conta aberta
Com a confirmação da conta aberta, fizemos o acesso via web e já fizemos os testes funcionais: depositando dinheiro, simulando investimento e testando a plataforma.
A agência Try mandou muito bem na concepção / design. Ficamos bem surpresos com o resultado das cores e da facilidade de navegação da estrutura. Bem diferente dos bancos tradicionais.
4. Recebimento do cartão
Ufa! Tá na mão. E ainda veio com outro brinde 🙂
O Original abriu uma porta bem importante em se posicionar como um banco digital de fato. Não ter agência física é de realmente uma grande mudança, mas também um possível realidade nos próximos anos.
Sugestão: leia o texto ” 3 sinais que fazem das fintechs, uma bomba explosiva para os bancos brasileiros” e entenda como isso de abrir contas em agências bancárias tradicionais, vai morrer em breve.
Belo trabalho Original 🙂
Fotos: reprodução Original.com.br