Connect with us

Meios de Pagamento

Abrimos uma conta no Original.

Published

on

Você já deve ter percebido que esse portal fala bastante de bancos digitais, certo? Fizemos um post “Nubank – a experiência” (https://fintechs.com.br/nubank-experiencia/), em 31 de Janeiro de 2015, onde contamos como foi ter se cadastrado, validado os dados e ter digitalizado os documentos pelo app. Foi uma verdadeira aula de “usabilidade” e de praticidade. Recebemos o cartão em 7 dias após cadastro.

Fizemos no mês passado, o processo completo de abertura de conta no Original. Acompanhe como foi.

Banco digital: primeiras impressões

A conta foi aberta em 19 dias exatos. Iniciamos o processo de cadastro via app dia 03/04 e recebemos a confirmação de abertura com o número da conta e agência, no dia 22/04.

Já o cartão, foi enviado somente no dia 05 de maio. Mais de um mês pós cadastro. Bancos de varejo como Itau, Santander e Bradesco, com seu processo normal de abertura, teriam 5 dias para abrir a conta, mais 5 dias para enviar o cartão. O que totalizaria o processo completo em 10 dias.

Para nós o grande atrito está na coleta da assinatura digital presencial do Original, que ainda está lenta entre cadastro e coleta. Do cadastro (03/04) até o dia da coleta e conferência presencial dos documentos (20 de abril), foram 17 dias.

Apesar do desafio do prazo, foi uma boa experiência.

Na prática foram 4 passos básicos:

  1. 03/04 – Cadastro no app;
  2. 20/04 – Coleta da assinatura digital;
  3. 22/04 – Confirmação da conta aberta;
  4. 05/05 – Recebimento do cartão

Vamos às ilustrações.

1. Cadastro no app do Original

O ponto de melhoria visto pela nossa equipe foi justamente a questão do cadastro dos dados no app. Por se tratar de uma abertura de conta, acreditamos que algumas questões de regulamentação e KYC (know your customer) devam ser seguidas à risca, ainda. Porém, o tempo para finalizar o cadastro total, digitalização de documentos e fotos, durou cerca de 20 minutos.

O ideal era reduzir ainda mais isso.

Mesmo assim, foi um belo trabalho do banco, criar um mecanismo para abrir contas digitais de uma forma realmente prática. Bem mais simples e mais rápido do que abrir contas tradicionais. Adeus fila!

IMG_1449

2. Coleta da assinatura digital

Recebemos um agente de coleta, para confirmar o documento e coletar novamente a digital dos dedos, só que dessa vez presencialmente. O double check, segundo o próprio representante, é norma.

A burocracia trouxe um mimo: o banco enviou um café especial para dar as boas vindas.

IMG_1764

3. Confirmação da conta aberta

Com a confirmação da conta aberta, fizemos o acesso via web e já fizemos os testes funcionais: depositando dinheiro, simulando investimento e testando a plataforma. image

A agência Try mandou muito bem na concepção / design. Ficamos bem surpresos com o resultado das cores e da facilidade de navegação da estrutura. Bem diferente dos bancos tradicionais.

original

4. Recebimento do cartão

Ufa! Tá na mão. E ainda veio com outro brinde 🙂

O Original abriu uma porta bem importante em se posicionar como um banco digital de fato. Não ter agência física é de realmente uma grande mudança, mas também um possível realidade nos próximos anos.

Sugestão: leia o texto ” 3 sinais que fazem das fintechs, uma bomba explosiva para os bancos brasileiros” e entenda como isso de abrir contas em agências bancárias tradicionais, vai morrer em breve.

Belo trabalho Original 🙂

banner-pagamentome

Fotos: reprodução Original.com.br

O ponto de encontro das fintechs e revolução financeira no país.