Meios de Pagamento
Tendências – Mercado de Pagamentos em 2017
Difícil prever o que vai acontecer na íntegra nos próximos anos, no mercado de pagamentos. Mas com a quantidade de informação que chega nos nossos contatos é fácil fazer uma lista de pequenas previsões e análises do que está bem perto de chegar na vida dos brasileiros como tendência e soluções de pagamento em breve.
Algumas são até bastante conhecidas de todos, mas ainda não chegaram aqui de fato. Outras inovações que parecem distantes, estão tão perto de estourar, que somente quem é do mercado e está atento, consegue ver quão perto a gente está de virar uma chave bem grande em inovação.
1. Pagamento via mensagem
O Mark Zuckerberg não comprou o WhatsApp para controlar a comunicação mundial, somente. Os planos parecem ir além. Noticiamos aqui em 10/06/2014, que o Facebook havia contratado o então presidente do Paypal, como seu novo executivo. O negócio tinha uma “bondade”: aproveitar a…
2. Apple Pay, Google, Samsung Pay e as carteiras digitais vão engolir o mercado?
Apple Pay vindo para o Brasil, Samsung Pay apertando a Apple na Ásia por conta do número de celulares Android e novas formas de pagamento, vão fazer o mercado se agitar ainda mais em 2017. Por aqui, por enquanto o desafio dessas soluções é grande: pelo domínio de gigantes (Cielo, Rede e seus bancos), “pela cultura da maquineta POS” e pelo…
3. A consolidação das Fintechs
Startups can Kill! Essa foi a frase que tinha no primeiro slide do Dave Mclure (da 500Startups) na apresentação que ele fez no Innovators Summit em Novembro do ano passado. As fintechs brasileiras ainda não conseguiram incomodar bancos como se previu, mas em 2017 o negócio vai ferver. Algumas empresas de pagamento podem já estar na mira dos bancos, é o caso da….
4. Bitcoin, é agora?
Segundo Stephen Kanitz, os bancos tradicionais vão morrer, e o Bitcoin será o principal instrumento para esse feito. E por aqui no Brasil, temos os efeitos do bitcoin de maneira prática: em comércio, pagamentos simples e transações financeiras? Parece que sim, e isso é comprovado por fenômenos e startups como…
5. Plataformas de pagamento e focadas em verticais
Nicho e foco. Plataformas como Vindi, Konduto, Smartbill, Asaas e Concil escolheram ser diferentes, e deu certo! As novas empresas de pagamento não são mais criadas por administradores, agora quem manda no mercado são programadores (e hackers). O jogo mudou, principalmente para mercados como…
6. NFC e Wearables: um casamento ideal
O que esperar de tecnologias como NFC e RFID? Lá fora, já é uma realidade pagar contas e serviços dessas formas. E por aqui?As empresas de pagamento brasileiras já conseguem fazer transações nesses modelos? Se depender de 2017 e de empresas como….
7. Reputação como pagamento e recompensas sociais
A Multiplus já vale mais dinheiro que a própria Tam, e isso se confirma fortemente com tendência da empresa se tornar muito maior que uma simples provedora de pontos de fidelidade. É assim também com cases como a startup MovaMais, Smiles e…
8. Token, impressão digital ou selfie?
Já pensou pagar uma conta tirando uma “selfie” para comprovar que você é “você mesmo”? Pode parecer absurdo, mas isso já está funcionando. E porque bancos como Bradesco e Itau investiram tanto em biometria para confirmar pagamentos de conta e saques? Esse é o negócio que…
9. Todo mundo pode ser agente financeiro
A análise pura e simples de movimentos de desintermediação bancária, vai impulsionar uma verdadeira guerra onde “todo mundo concorre com todo mundo”. E o surgimento de novos gigantes do mercado de pagamentos já está acontecendo em segmentos como o do varejo com o…
10. A consolidação dos pré-pagos
Empresas como AcessoCard, Agilitas, Super, Payleven entre outras dezenas ainda nem surfaram a onda gigante que vai chegar. 55 milhões de brasileiros (desbacarizados) movimentam por ano cerca de R$665 bilhões de valor financeiro. É essa a soma que vai fazer startups de pagamento…
E aí, o que acha que faltou na visão dos especialistas?